VIDEO-AULA 27: O PROFESSOR NÃO PODE ESTAR SÓ: O ESPAÇO INTERDISCIPLINAR
Profª Claudia Yazlle
Trata da complexidade dos protagonistas envolvidos no processo de inclusão. Esse processo se dá num contexto mais amplo, denominado matriz sócio-historica: família-escola-saude.
Pensando inicialmente nas famílias, percebe-se uma preocupação em relação à adaptação, criação de vínculos afetivos. Também há o receio de saber se o filho será acolhido.
A grande expectativa é que as crianças aprendam, além da “socialização”.
Por sua vez, as demais famílias apresentam:
- Receio de imitação e agressividade;
- Perder em aprendizagem;
- Valorização da inclusão como principio ético e solidário.
A preocupação dos professores está centrada:
- Estar preparado e preparar-se.
- Como garantir aprendizagem?
- Como lidar com as diferença?
- Disciplina e regras
Passados doze anos da inclusão na legislação, o professor ainda não se sente preparado.
Quais os desafios com as crianças NEE?
- Ouvi-los e escutá-los
- Reconhecer capacidades e habilidades
- Identificar necessidades escolares
Pensando nas demais crianças:
- Criar regras para o grupo
- Curiosidade, interesse, respeito pela diferença (entender o outro).
Papel importante da gestão no processo de inclusão, estabelecendo equipe de trabalho, reflexão, estabelecer parcerias com profissionais da saúde.
VIDEO AULA 28: O PROFESSOR NÃO PODE ESTAR SÓ: O ESPAÇO INTERDISCIPLINAR
Profª Jaqueline Crempe
Trata do professor trabalhando “sozinho” na sala de aula, com alunos NEE, sem estar preparado, gerando frustração e insatisfação de todos.
Lidar com a frustração necessita de compartilhamento dentro do ambiente escolar. Alunos e professores são subestimados e culpabilizados no processo.
Mas quem pode ajudar?
- A equipe escolar, que pode realizar encaminhamentos, solicitar serviços, realizar a busca e acesso a suporte, estabelecer parcerias, convênios.
- A equipe interdisciplinar
Atenção: Muitos profissionais, com muitas possibilidades de atendimentos, geram múltiplas perspectivas, que podem ocasionar lacunas nas ações.
Diagnostico: Pensar no campo multidisciplinar, pensando nas possibilidades de desenvolvimento da criança.