quarta-feira, 11 de maio de 2011

SAUDE - SEMANA 07

VIDEO-AULA 27: O PROFESSOR NÃO PODE ESTAR SÓ: O ESPAÇO INTERDISCIPLINAR

Profª Claudia Yazlle

Trata da complexidade dos protagonistas envolvidos no processo de inclusão. Esse processo se dá num contexto mais amplo, denominado matriz sócio-historica: família-escola-saude.

Pensando inicialmente nas famílias, percebe-se uma preocupação em relação à adaptação, criação de vínculos afetivos. Também há o receio de saber se o filho será acolhido.

A grande expectativa é que as crianças aprendam, além da “socialização”.
Por sua vez, as demais famílias apresentam:
- Receio de imitação e agressividade;
- Perder em aprendizagem;
- Valorização da inclusão como principio ético e solidário.

A preocupação dos professores está centrada:
- Estar preparado e preparar-se.
- Como garantir aprendizagem?
- Como lidar com as diferença?
- Disciplina e regras

Passados doze anos da inclusão na legislação, o professor ainda não se sente preparado.

Quais os desafios com as crianças NEE?
- Ouvi-los e escutá-los
- Reconhecer capacidades e habilidades
- Identificar necessidades escolares

Pensando nas demais crianças:
- Criar regras para o grupo
- Curiosidade, interesse, respeito pela diferença (entender o outro).

Papel importante da gestão no processo de inclusão, estabelecendo equipe de trabalho, reflexão, estabelecer parcerias com profissionais da saúde.


VIDEO AULA 28: O PROFESSOR NÃO PODE ESTAR SÓ: O ESPAÇO INTERDISCIPLINAR

Profª Jaqueline Crempe

Trata do professor trabalhando “sozinho” na sala de aula, com alunos NEE, sem estar preparado, gerando frustração e insatisfação de todos.

Lidar com a frustração necessita de compartilhamento dentro do ambiente escolar. Alunos e professores são subestimados e culpabilizados no processo.

Mas quem pode ajudar?
- A equipe escolar, que pode realizar encaminhamentos, solicitar serviços, realizar a busca e acesso a suporte, estabelecer parcerias, convênios.

- A equipe interdisciplinar

Atenção: Muitos profissionais, com muitas possibilidades de atendimentos, geram múltiplas perspectivas, que podem ocasionar lacunas nas ações.

Diagnostico: Pensar no campo multidisciplinar, pensando nas possibilidades de desenvolvimento da criança.