terça-feira, 10 de maio de 2011

PROFISSAO DOCENTE - SEMANA 06

SEMANA 06

VIDEO-AULA 21: A COMPLEXIDADE DA CONSTITUIÇÃO DOCENTE
Profª Silvia Colello
                
A respeito do tema:
                - Instruir ou educar (equilíbrio)
                - Professor como mediador de cultura e lidar com a diversidade
              - Importancia de ter uma consciência pedagógica e, dentro dos modelos de ensino se situar e ter diretrizes claras de trabalho e operacionalização da proposta didática.
            - Aprendizagem e não-aprendizagem. Oportunidade de situar a própria ação com o processo cognitivo do aluno, ao mesmo tempo revertendo causas do fracasso escolar.
            - Relação professor-aluno, mais do que mera convivência, mas transformador da convivência, interação e ação do ser humano.
                - Necessidade de superar as barreiras da escola e ensinar a partir das instituições culturais e cidade educadora (o mundo como uma grande sala de aula).
Quais os desafios, as realidades e como o professor se coloca diante deles?
Essa é uma profissão que faz adoecer, mas o professor enxerga isso?
       Até a década de 70, o fracasso escolar era culpa do aluno. A solução era investir na competência dos professores para reverter as condições dos estudantes.
       Anos 80, vários estudos modificaram essa realidade, vários estudos da área de medicina, antropologia, linguística, que vao desestabilizando o mito. (carência cultural, linguística, afetiva) o que culpabilizava os alunos foi caindo por terra. Os estudos psicogenéticos mostravam os alunos ativos ante o conhecimento, criando hipóteses, refletindo. Também muitos estudos sobre o cotidiano escolar, revelando como a rotina era responsável pelo fracasso escolar, o próprio funcionamento da escola.
         Muda o foco, mas continua a lógica de que é o professor que precisa resolver tudo.
         Recentemente, pesquisas revelam melhor a constituição do professor, que é complexa:
        - Fatores extrínsecos (referentes ao processo de profissionalização);
        - Fatores intrínsecos (referentes a profissionalidade);
   Em relação aos saberes do professor, é preciso saber lidar com conhecimentos formais (pedagógicos e conteúdos específicos) e a concepção de aluno, papel do professor, aprendizagem.
     PERSPECTIVAS DO TRABALHO DOCENTE:
    - Conhecer;
   - Viver;
   - Refletir;
   - Lutar.
   Disponibilidade “pessoal” para mudar é fundamental, bem como disposição para lutar por melhores condições de trabalho, no coletivo.

DESAFIOS
- Construir um ensino de qualidade;
- Desvalorização do ensino e o desinteresse dos jovens pelo magistério.


VIDEO AULA 22- PROFESSOR-LEITOR
Prof Gabriel Perissé

LEITURA – Educação á distancia, uma aproximação com diversas realidades;
- TODO APRENDIZADO TAMBEM É UMA LEITURA (LEITURA DE MUNDO)
- Tornar-se leitor abre possibilidades de se libertar de preconceitos antigos, visões e paradigmas antigos.
 De acordo com pesquisa de Maria Helena Martins, os professores não têm hábito de leitura.
A função do professor é inspirar no outro a vontade de aprender.