SEMANA 04
VIDEO AULA: A CONSTRUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR
Profª Silvia Colello
Os educandos, em provas institucionais, mostram desempenho inferior ao esperado. A maior parte das explicações e justificativas ao fracasso escolar cai em explicações reducionistas, como o aluno e a família ou o aluno como criatura ingênua num mundo corrompido, também a escola como desestruturada e professores mal formados.
Buscar culpados não nos permite compreender o fracasso escolar na sua complexidade. Pensar as dimensões do não aprender e desafios do professor.
Pensar na relação aluno-mundo: Qual a razão que os alunos tem para aprender?
Pensar na relação escola-mundo: O que a escola ensina e o que deveria ensinar?
Pensar na relação escola-aluno: Como a escola ensina? Se a escola ensina, por que o aluno não aprende?
Qual a razão para aprender? Qual a razão para aprender numa sociedade em que o dinheiro e o “ter” é o mais importante?
Resgate de valores, mostrando que o conhecimento é um bem que deve ser adquirido.
O que ensinamos? O que deveríamos ensinar?
A instituição não dialoga com a nova sociedade do conhecimento, a sociedade tecnológica (parou no tempo).
O conhecimento aprendido não pode ser aplicado na realidade. Buscar a sintonia entre o que esta sendo ensinado e o momento presente: Reconhecer o valor da informação.
Como ensinamos? Se o professor ensina, por que o aluno não aprende?
A metodologia usada não entra em sintonia com os interesses do aluno. “Ensinar determinada matéria à revelia do prazer pelo ensino.”
O professor se frustra muito os resultados, que revela falta de dialogia, negociação para um ensino significativo, que resulta no fracasso escolar.
Desconsidera-se, por outro lado, a diversidade cultural, configurando-se práticas discriminatórias.
O aluno, ao ingressar na escola, ele é plural, com diferentes características, mas parece que a escola oferece pressão para que ele se equalize.
VIDEO AULA: PROCESSOS DE APRENDIZAGEM
Profª Silvia Colello
Mitos sobre a aprendizagem
A aprendizagem é conseqüência do ensino. A aprendizagem se faz em etapas que podem ser controladas pelo ensino linear, cumulativo, fragmentado e inflexível. Aprender é diferente de usar o conhecimento.
Como se dá a construção do conhecimento? A aprendizagem não se dá livre da origem, do contexto sociocultural dos educandos. Na relação do sujeito com o outro, num contexto sociocultural é a instancia da construção do conhecimento.
O papel da escola é estabelecer relações entre as esferas. O transito entre essas varias esferas se da pela dimensão:
► Cognitiva (saber-fazer)
► Afetiva (querer-fazer)
► Funcional (poder-fazer)
Tem de haver uma sintonia entre essas varias possibilidades.
O papel do professor se dá, nessa dinâmica, por três pontos fundamentais:
► Interação;
► Mediação;
► Linguagem
Como o aluno aprende?
“Felizmente as crianças de todas as épocas e de todos os países nunca esperam completar 06 anos e ter uma professora a sua frente para começarem a aprender”,
Emilia Ferrero
Piaget – Construção da aprendizagem
Construção pessoal a partir das experiências vividas
sob a forma de um processo complexo e multifacetado.
Tudo começa a partir de uma situação-problema, concepções e saberes, a partir disso pensa em hipóteses para resolver o problema, antecipa os resultados e vai para o teste de verificação da experiência. Quando não acontece da forma esperada vem a surpresa e o desapontamento, que leva ao desequilíbrio cognitivo.
Piaget – Toda aprendizagem tem uma dose de sofrimento, pois o sujeito é obrigado a abrir mão de suas concepções e considerar outros pontos de vista. Assim ele vai evoluindo.
DESAFIO DO PROFESSOR
O conhecimento é ativo e se dá pela problematização e desestabilização das hipóteses, o ensino deveria funcionar numa lógica de Ação-reflexao-ação.
Ação docente cria possibilidades;
► Propõe problemas
► Desestabiliza concepções previas
► Favorece interação para a busca de soluções
► Favorece situações de observação, experimentação e pesquisa
► Favorece o debate, a reflexão, a criação, a consciência, o saber responsável, o registro e a sistematização do conhecimento;
► Propõe novos problemas
A verdadeira aprendizagem contempla, pelo menos, três aspectos:
► Aprender
► Tornar-se usuário desse conhecimento no contexto da vida
► Conquistar o status de cidadão critico e socialmente participante.
A CRIANÇA QUE NÃO APRENDE
Vídeo sobre pratica docente com os comentários de professoras universitárias.
(Papel como professores, mas desafiadores). A aula tradicional serve para excluir, para seguir um modelo, e não para incluir.
Maria Teresa Mantoan – UNICAMP
Silvia Colello - USP