quinta-feira, 7 de julho de 2011

EDUCAÇÃO - SEMANA 01

A ESCOLA E AS RELAÇÕES COM A COMUNIDADE
Prof. Ulisses Araujo
                A aula trata da necessidade da escola de romper os muros e estabelecer relações com a comunidade.
Ideia Central:
→ A escola necessita ampliar espaços educativos, incorporando os recursos da cidade e prioritariamente de seu entorno no desenvolvimento de projetos que contemplem a comunidade como espaço de aprendizagem.
→ Todas as ações, no entanto, devem considerar a escola, e seu currículo, como o centro das ações.
                Quando dizemos comunidade, falamos de tudo que está no entorno da escola, espaços públicos e privados, espaços em que as pessoas vivem. Deveriam estar presentes no currículo por fazer parte da vida das pessoas.
                O que ocorre, comumente, é que os projetos da escola não contemplam essas relações com a comunidade.
                O entorno da escola tem uma série de conteúdos, os quais podem ser levados para os projetos e cotidianos da escola, abdicando da visão tradicional de que “aula é aula” – “projeto é projeto” (visão denominada esquizofrênica (uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa)).
ARTICULAÇÃO ENTRE ESCOLA E COMUNIDADE
→ Para “fora” da escola
→ para “dentro” da escola
→ O protagonismo dos estudantes
                O primeiro é entender o espaço fora da escola como integrante do currículo, o entorno da escola.  Esse tipo de situação causa um medo “real” nos professores, devido à resistência de pais, diretores e supervisores, mas precisam ser reinventadas.
                Num segundo momento, a ideia é trazer para dentro da sala de aula, a fim de estimular as aulas. Trazer essas situações como perguntas, problemas, incentivando assim o protagonismo dos estudantes.

PROTAGONISMO JUVENIL – Tanto em seu projeto politico pedagógico como em seu projeto institucional, a escola precisa considerar a realização de projetos e ações que, ao mesmo tempo, promovam o acesso aos bens culturais exigidos pela sociedade contemporânea e garantam uma formação politica aos jovens de modo a lhes permitir participar da vida social de forma mais critica, dinâmica e autônoma.
“Integrar na escola o que está fora dela.”