segunda-feira, 9 de maio de 2011

PROFISSAO DOCENTE - SEMANA 03

SEMANA 03
VIDEO AULA: A RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO

PROFº: Gabriel Perissé

Alfonso Lopes Quintás
“Descobrir a grandeza da vida”.

A relação professor-aluno pode ser construtiva ou destrutiva. Lopes Quintás fala sobre experiências reversíveis: “Nas experiências reversíveis ou bidirecionais, duas realidades se unem. Continuam sendo diferentes, mas não estão uma fora da outra”.
Não há relação humana autentica se não for bidirecional.

LÓPES QUINTÁS:
“O encontro não se faz por mera aproximação física. Na definição de López Quintás, o encontro se realiza quando entramos em jogo com uma realidade que tem algum tipo de iniciativa, promovendo-se um enriquecimento mútuo”.

Ainda de acordo com o mesmo autor, um objeto no nível um pode ser usado, descartado, manipulado.
No nível 2, quando é possível realizar um encontro, em lugar do objeto encontramos um âmbito (no exemplo da vídeo-aula é um piano).
“Um atua sobre o outro”.
O professor tem de ser um ser ambital.

Transformamos uma sala vazia numa sala de aula quando, mediante o encontro, criamos um âmbito, um espaço em que as liberdades não entram em choque, mas se tornam ocasião para o dialogo e outras experiências criativas.

Conhecimento -  Como se renascesse ao conhecer algo.


VIDEO AULA: MODELOS DE ENSINO

Professora: Silvia Colelo

            A preocupação de maior parte dos professores é com a prática pedagógica, mas há um perigo nisso, é deixar de pensá-la num âmbito maior.
            Chamamos a atenção para a prática se esgota em si mesmo. Muitos problemas podem ocorrer:
► Os fins justificam os meios;
► Insegurança do professor;
► Desequilíbrio do projeto educativo;
► Trajetória incerta dos alunos e resultados inexplicáveis;
► Dificuldade para planejar e avaliar;
► Falta de diretrizes e de critérios para organizar o fazer pedagógico.

            A prática pedagógica jamais é neutra, mas sempre subsidiada.
            “A educação, qualquer que seja ela, é sempre uma teoria do conhecimento posta em prática.” (Paulo Freire)

            Existem duas grandes formas de compreender o mundo:
            ► Fixismo – o mundo gira, mas tudo é sempre igual.
            ► Transformismo – o mundo está sempre mudando.
            Correspondendo ao fixismo, temos o essencialismo (existe uma base comum entre todo ser humano e não há como mudar essa essência).
            Correspondendo ao transformismo, temos o relacionismo (uma corrente de pessoas que acredita o ser humano constituído a partir de uma rede de relações).
            Correspondendo ainda ao fixismo (mundo) e essencialismo (ser humano), temos o inatismo (ser humano ao nascer já está pronto) e o empirismo (ser humano não é nada, é um papel em branco que deve receber tudo de fora, para se constituir).

            O relacionismo dá origem à teoria da educação como o construtivismo ou socioconstrutivismo (educação), que acreditam no ser humano aprendendo a partir das relações.

            Empirismo (como se abrisse a cabeça e jogasse todas as informações).
            Representantes: Locke, Hume, Pavlov, Skinner, Mager.
            O homem é uma tábula rasa, ser passivo, governado pelo ambiente e modulado por estímulos externos.
            A educação se caracteriza pelo arranjo de condições para o conhecimento; a escola é a agencia sistematizadora de uma cultura pré-estabelecida.
            O conhecimento é um “pacote pronto” definido a priori.
            O professor é o representante do saber e transmissor do conhecimento.
            A prática pedagógica é representada por um ensino fragmentado sob a forma de dar e tomar conteúdo independente da realidade do aluno, pretensão de controle do processo e homogeneidade no desempenho,

           
Inatismo (homem pré-programado)
Representantes: Sócrates, Rousseau, Rogers, Neil.
O homem é a semente que traz em si o potencial do ser.
A educação caracteriza-se pela revelação paralela ao desenvolvimento, respeitando a natureza do individuo.
O Conhecimento é vinculado ao dom.
O professor é o facilitador da aprendizagem.
A prática pedagógica é a não diretiva, centrada na autodireção do aluno e no contrato feito entre professor e aluno.

Construtivismo
Representantes: Piaget, Wallon, Vygotsky, Emilia Ferrero.
O homem é um ser inteligente, ativo no processo de aprendizagem.
A educação caracteriza-se pelo conjunto de intervenções significativas que possam incidir sobre o processo de desenvolvimento e aprendizagem pelo enfrentamento de situações-problema e pela interação com o sujeito cognoscente.
O conhecimento é a construção progressiva, processada pela elaboração mental a partir de experiências sociais com o objeto do conhecimento, mediadas pela interação entre as pessoas.
O professor busca a sintonia entre os processos de ensino e aprendizagem, organiza o ensino em função do sujeito aprendiz, atua como problematizador e desestabilizador em situações de conflitos, vale-se dos erros como oportunidades pedagógicas.
            A prática pedagógica caracteriza-se pela ampliação das possibilidades de mediação e conhecimento, respeitando o tempo de aprendizagem, a diversidade de conhecimentos e a heterogeneidade cultural, aproximação entre escola e vida por meio de projetos, resolução de problemas e praticas de pesquisa.



COLEÇÃO CIENCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: O ENSINO FISICO
VOLUME: O PROBLEMA DE PRESSAO

Vídeo que mostra a metodologia pautada em quatro etapas:
► 1 etapa: Apresentação do problema pelo professor;
► 2 etapa: Manusear o material: experimentação. Levantamento de hipóteses
► 3 etapa: Tomando consciência: Como e por que?
► 4 etapa: Criando um texto: Escrevendo e desenhando

O professor é uma parte, ajuda as crianças a falar o que pensam, oferece suporte.