segunda-feira, 9 de maio de 2011

DISCIPLINA PROFISSAO DOCENTE: SEMANA 01

VIDEO AULA 1: O PAPEL DO PROFESSOR -  INSTRUIR OU EDUCAR?

Qual o papel do professor?
Ensinar, mas sobre os alunos pairam maiores responsabilidades, tais como: profissionalização, inserção social, criticidade, consciência, competência, responsabilidade, autonomia, ética, alem de uma serie de ameaças como DSTs, a intolerância, violência, drogas, alcoolismo, gravidez precoce, marginalidade, corrupção.
            São os apelos e perigos do nosso mundo que exige do professor  muito mais do que “passar conhecimentos”.
            O papel do professor está entre “instruir” (ensinar e aprender)  “educar” (formação humana).
            Tão importante quanto ensinar fatos e conceitos esta o ensino de normas, procedimentos, atitudes, valores = formação humana de acordo com Cesar Coll:
            A pergunta que se segue é como fazer para conciliar os dois lados, as duas facetas do ser professor?
            Não podemos ter uma visão dicotômica instruir ou educar?
            Determinado educador se questionou: Será que a educação deve se submeter ao ensino ou este deve se submeter à educação? (Gusdorf – Professores para que?)
            Quando a educação se submete ao ensino: Professor ensina varios saberes subtendendo que obteremos um aluno plenamente educado.
            Quando o ensino se submete a educação. Aqui, temos em primeiro plano um projeto educativo em que todos os saberes se justificam.
            “A pedagogia real situa-se para alem dos limites e das intenções de qualquer disciplina.” (Gusdorf)
            Ensinar para que o sujeito se torne critico, consciente, para atuar na sociedade, compreender os processos humanos, que perpassam a sociedade, não minimalista.
            Gusdorf era individualizante. Nos dias atuais, a perspectiva é socializante.

SINTESE: O papel do professor é enfrentar a educação por meio de dois pólos:
► Pedagógico – que é o instruir, ensinar
► Educacional – que é um projeto de formação humana.
Esses pólos estão a serviço do desenvolvimento, da aprendizagem, personalização (identidade), socialização, humanização, libertação.




VIDEO AULA 02 – PROFISSAO DOCENTE
A AÇÃO EDUCATIVA AO LONGO DA TRAJETORIA ESCOLAR

            O significado da ação educativa ao longo da trajetória.
            As escolas têm uma preocupação “para além” do ensino, algumas não.
            Ações tipicamente educativas na escola são a realização de projetos centrados em temas como: Orientação sexual, drogas, adaptação, orientação de estudo e, por fim, recuperação.
            Projetos vão sendo inseridos, mas paralelamente, vão acontecendo aleatoriamente. Então, qual é o sentido desse tipo de intervenção?
            A ação educativa e a trajetória escolar devem estar em sintonia.
           
Trajetória escolar
            Ao longo da trajetória de vida, o que a escola representa para o aluno?

            Ação educativa
            Qual o papel do professor nas sucessivas etapas da escolaridade?

            Na educação infantil, a escola é uma grande novidade, vem se configurando como um novo mundo e o educando esta em processo de adaptação. Contato com novos saberes, linguagens e relações. O papel do professor é o da Institucionalização, que seria o investimento na esfera afetiva, funcional, cognitiva, lingüística e de ajustamento pessoal (como a escola funciona?)
            A partir do 1º ano, a escola aparece como espaço de aprender, de responsabilidades. A criança percebe que a escola cobra, que aprender tem seu preço, como conciliar esse fator com a alegria de aprender?
            O que está em jogo agora é o autoconceito, motivação para aprender, adaptação ao ritmo da escola, novos critérios de convivência social.
            O papel do professor voltado para a institucionalização é o de apoio funcional, fortalecimento de vinculo com o saber, estimulação dos valores que regem a convivência social.

            QUAL É O PAPEL DO PROFESSOR: INSTITUCIONALIZAÇÃO: O QUE É A ESCOLA, FORTALECER O VINCULO COM O SABER, AJUDAR O OUTRO (COOPERAÇÃO E SOLIDARIEDADE)

            A partir do 3º e 4º ano passa a ter uma visão mais crítica, mais plural. A escola deixa de ser algo global. O que está em jogo é o autoconceito acadêmico (eu gosto da matéria que vou bem) aprender a aprender, organização, autonomia, disponibilidade para lidar com dificuldades.

PAPEL DO PROFESSOR: ESCOLARIZAÇÃO

            Fortalecimento da relação aluno-escola pelas dimensões afetivas, metodológica, funcional, cognitiva e social.
            Do 5º ao 9º ano, a escola que era o centro, a referencia, passa a dividir espaço com outras atividades, com outros mundos.
            No ensino médio, o mundo extra-escolar se aprofunda, o jovem reconhece a importância da escola, mas ao mesmo tempo tem que lidar com a disponibilidade pra investir na aprendizagem.

            O que está em jogo: crises, conflitos projetos de vida, cobranças de desempenho, opção profissional, autonomia, redefinição da identidade e de valores.

            Papel do professor: Escolarização e preparação para a vida social.  Apoio, orientação, sensibilização, conscientização sobre aspectos da vida e responsabilidade social.

            Ensinar o aluno a ser estudante, prepará-los para a vida social. Compreender a realidade dos alunos: opção profissional, sexualidade, dificuldade em lidar com os apelos do mundo e da adolescência.

            O papel principal da escola é acolhe-lo e devolve-lo à sociedade para exercer seu papel como cidadão de maneira responsável.

AÇÃO EDUCATIVA AO LONGO DA TRAJETORIA ESCOLAR
Preparação para a vida social
► Da educação infantil aos primeiros anos do ensino fundamental: Identificação com o espaço
► Até o 5º ou 6º ano – Formação e organização
► Ensino médio – Preparação para a vida social / compromisso social.















SEMANA 1

TV UNIVESP
PROFISSAO DOCENTE – Educação e sociedade

Vídeo postulando entrevista de professores, relatando as dificuldades dos profissionais da educação em se adaptar às mudanças de paradigmas, principalmente as voltadas para mudanças tecnológicas
            Cita o educador Antonio Novoa e os conceitos de “Professor Salvador” e “Professor Reprodutor”.
            De acordo com um professor da própria UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, conhecer exige esforço e só aprendemos com a adversidade
            Novoa afirma que a sociedade relegou à escola uma serie de atribuições, além do ensino.
            Universalização do ensino (levar em conta a necessidade de conhecimento da população).
            Terezinha Azeredo Rios afirma que autonomia é o contrario de heteronomia, que é trabalhar levando em conta a opiniao dos outros
            O professor da USP Celso Favaredo termina a serie de relatos sobre educação afirmando que a aula deve ser transformada num processo de investigação.