segunda-feira, 9 de maio de 2011

PROFISSAO DOCENTE - SEMANA 02

SEMANA 02
VIDEO AULA: PAPEL DO PROFESSOR NA MEDIAÇÃO CULTURAL

Profª Rosa Iavelberg

            O professor pode aproximar o educando das atividades culturais:
            ► Desmistificar a arte como objeto acessível a poucos;
            ► Desconstruir a arte como conhecimento distante do cotidiano;
            ► Promover a consciência sobre o valor da arte na sociedade e na vida dos indivíduos.

            Aprender fazendo arte, vivenciando, estudando a produção sócio-histórica dos artistas brasileiros.
            “A arte promove a auto-estima do aprendiz porque possibilita a expressão de cada um, construída como base em saber fazer, saber interpretar e valorizar arte de modo autoral em um contexto de aprendizagem compartilhada”
► Saber fazer artístico
►Saber interpretar

Outra consideração é que a arte traz temas transversais como temática.
Os temas transversais, questões sociais da atualidade, associam-se às temáticas (meio ambiente, saúde, trabalho, consumo, ética, pluralidade cultura, orientação sexual ) e outros temas importantes aos contextos educacionais.
            Os temas transversais são ensinados com as obras associadas a conteúdos plástico-formais.
            (A arte é uma forma potente de participação social.)
            A formação cultural mediada pelo professor promove a integração social, fala de perto ao estudante, anima-o a freqüentar a escola porque pode manifestar-se e compartilhar suas experiências com pares e apresentá-las à comunidade escolar ou compartilhá-las em redes sociais
            A arte favorece o gosto por frequentar a escola, transcendendo os limites da sala de aula. O registro pode ser feito por portfólios ou blogs de arte.
            Existe uma marca da subjetividade, singularidade pela criação dos objetos artísticos.

► Cabe ao professor selecionar arte de qualidade para o aluno conhecer, para sua identidade, reconhecer-se nessas referencias e na força dessas criações.
► Selecionar conteúdos para o aluno perceber a importância da autoria, do protagonismo nas formas, idéias, ações e escolhas em arte.
► Trabalhar a arte com sentido na vida das pessoas e na sociedade.

O professor precisa conhecer como se passa o desenvolvimento artístico e o desenvolvimento da compreensão estética. Como os alunos interpretam a arte ao longo da escolaridade?


VIDEO AULA: O PROFESSOR E A DIVERSIDADE CULTURAL

PROFª: Rosa Iavelberg

            Diversidade cultural – ensiná-la é respeitar o direito dos povos de manifestar, documentar e preservar sua cultura.
            Ensinar sobre as diversidades das culturas é uma forma de promover o respeito entre os povos. As culturas são diversas e estão em mudança permanente.
            É o reconhecimento da arte desses povos e o respeito. Os meios de expressão e comunicação presentes nas diversas culturas refletem os diferentes contextos históricos e sociais.
            A aprendizagem sobre a diversidade cultural se dá se o professor promove:
► A criação e a fruição artísticas para o aluno aprender sobre a diversidade expressa na arte de diferentes tempos e lugares.
Estudar sobre a arte é entrar em contato com o conhecimento desses povos.

            Alguns pontos levantados por Chalmers:
            (F. Graeme Chalmers – Diversidade cultural e educación artística, 2003, Barcelona, Paidós)
► O estudo de autores sobre educação multicultural aponta para arte:
► Ensino nas escolas de diferentes conteúdos não pertencentes a cultura dominante.
► Ênfase nas relações humanas como cooperação e respeito mutuo.
► Ênfase nas relações individuo-grupo em diferentes culturas
► Ênfase na promoção do pluralismo, na diversidade cultural e na equidade social.

            Cabe ao professor considerar as influencias culturais na arte de cada povo e sua especificidade política, social, religiosa, histórica, econômica, ambiental.
            Em educação, os recortes dos conteúdos e temas no planejamento da historia da arte tem papel fundamental na educação orientada ao ensino da diversidade cultural na escola.
            Estudar o sistema simbólico de cada lugar expresso nas lendas, mitos, festas, contos de tradição, música, arquitetura, costumes.
            Valorizar a integração da produção de cultura local, estabelecendo relações com a história da arte mais ampla.
            O estudo das culturas locais recupera o gosto por freqüentar a escola, porque dizem respeito à identidade dos estudantes, sua historia, memória e universo de experiência.
            Sua inserção nos desenhos curriculares deve ser estruturada como os demais conteúdos da arte.