terça-feira, 10 de maio de 2011

SAUDE - SEMANA 06

SEMANA 06

VIDEO-AULA 23: A COMPLEXIDADE DO DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS
Profª Kátia Amorim

                A educação segue com paradigmas que “molda” a todos como tendo o mesmo desenvolvimento. Espera-se uma regularidade e linearidade, então muitas crianças não têm seus problemas pensados.
               Ata-se os recursos tecnológicos utilizados, hoje em dia, para as crianças com problemas sensoriais: Braille, Libras, amplificadores visuais, cadeiras especiais. Nesse caso, há possibilidade de ascensão.
                A criança com deficiência intelectual acompanha a linguagem, mas ela ganha algo além da “socialização”? Necessidade de investimento na criança, compreendendo o desenvolvimento como algo não linear, se dá numa relação intrincada da pessoa com o meio.
Plasticidade cerebral = Propriedade do sistema nervoso que permite o desenvolvimento de alterações estruturais e funcionais (capacidade adaptativa) – Recuperação funcional, em função de alguma lesão. (maiores em criança).
                Trabalhar com a criança de forma a favorecer o desenvolvimento da plasticidade.
                - Imitação (é considerada como elemento fundamental no desenvolvimento).
               -Descobrir desenvolvimento habilidades;
               -Descobrir potencialidades e limitações;
               - Respeitar as especificidades;
               - Identificar dificuldades;



VIDEO AULA 24 – MODELOS DE ENSINO: DAS CONCEPÇÕES DOCENTES ÀS PRÁTICAS PEDAGOGICAS.
Profª Claudia Yazlle
                Mudanças na legislação, relações culturais e sociais, mudanças e transformações na prática do professor.
                O desafio do professor é pensar muito mais na aprendizagem (como ela ocorre) do que ensino. Outra proposta é a integração curricular, prevendo trabalhos em grupo e conhecimento amplo.
                A vídeo-aula trata de velhos e novos paradigmas.
                - Necessidade de lidar e articular as diferenças, sociais, econômicas, culturais, individuais.
                O complexo processo de inclusão envolve não só crianças, mas pais e professores, profissionais de saúde, equipe gestora.
                Trata do questionamento que pais e professores se fazem. Os pais em relação às expectativas frente à escola, as possibilidades de serem atendidas, não só a socialização, mas a possibilidade de aprendizagem. Os professores, por sua vez, questiona-se se está preparado, como garantir a aprendizagem, como lidar com as diferenças, disciplinas e regras.
                Coordenadores e diretores têm papel importante, estimulando espaços para reflexão, planejamento e avaliação permanente, buscar parcerias com outros profissionais.
                Profissionais de saúde podem ser grandes parceiros, possuem visão clinica, assunto será tratado na próxima aula.