SEMANA 05
A CIDADE EDUCADORA
Profª Rosa Iavelberg
Reporta imagens antigas que podem ser reconhecidas facilmente ou através de informações do professor, com o objetivo de expandir o universo cultural dos alunos.
Apresenta como exemplo a Estação da Luz e todos os dados de pesquisa, que foi baseada a sua construção em obra inglesa, que sofreu incêndio em 1946 e reconstruído em 1951. Foi tombado em 1982 o complexo da estação da luz devido a importância cultural.
Promovendo uma visita pode-se:
► Preparar os alunos com aulas sobre o conteúdo na escola.
► Durante a visita: Informar e deixar fruir, promover
► Interação entre os pares
► Depois da visita: retomar os conteúdos e propor tarefas de assimilação do que foi trabalhado.
► Propor trabalhos práticos e reflexivos orientados às aprendizagens que se quer consolidar
No planejamento do projeto, o professor considera:
► O material de pesquisa levantado e as ações que pode desenvolver
► Os conteúdos adequados ao grupo de alunos
► O interesse e o envolvimento com a aprendizagem que o projeto despertará nos alunos.
O professor planeja ações e visitas para o aluno:
► Conhecer os espaços públicos com olhos para ver e saberes para interpretar o traçado urbano, a arquitetura, os monumentos e as obras de arte.
É importante eleger pontos históricos, que tenha valor cultural, como patrimônio, mostrando aos educandos como descobrir, como ver, como aprender a freqüentar esses espaços culturais públicos.
O aluno aprende a ver o entorno publico e o freqüenta informado sobre seus conteúdos que não são revelados pela simples observação.
Desde a educação infantil podemos trabalhar a educação cultural em relação à cidade.
Muitos pais e avos podem ter documentos, fotos, fontes vivas da vida dessa cidade. (fotografias da família, de objetos, de espaços públicos, que conta a historia dessa cidade).
Há muitas maneiras de instigar o estudo da historia da cidade, que é educadora.
Trazendo as fotos antigas, pode-se compará-las, com o apoio do professor, as fotos atuais.
Ensinar sobre a arte presente na rua é valorizar a arte no cotidiano das pessoas e no espaço publico.
VIDEO AULA 18: A ESCOLA E AS INSTITUIÇÕES CULTURAIS
Profª Rosa Iavelberg
Ensinar sobre acervos que pertencem a nossa cultura visitando museus, feiras, mostras, preferencialmente ou virtualmente.
A escola pode estabelecer parcerias com as instituições culturais:
► As instituições culturais reúnem objetos de arte interessantes às aprendizagens escolares
► Museus e casas de cultura podem ser visitados física e virtualmente.
► Os objetos de arte expressam conteúdos de diversas áreas do conhecimento escolar e favorecem seu ensino de modo vivo e instigante tanto de arte universal como das culturas importantes de cada região.
Apresenta como exemplo Leonardo da Vinci, que escreveu textos sobre diversas áreas.
Sugere-se o estudo da arte rupestre, que interessa aos educandos e pode ser feito desde a educação infantil ao ensino médio, neste em associações com a arte do grafite que interessa à cultura jovem.