segunda-feira, 9 de maio de 2011

PROFISSAO DOCENTE - SEMANA 05

SEMANA 05

A CIDADE EDUCADORA

Profª Rosa Iavelberg

Reporta imagens antigas que podem ser reconhecidas facilmente ou através de informações do professor, com o objetivo de expandir o universo cultural dos alunos.
            Apresenta  como exemplo a Estação da Luz e todos os dados de pesquisa, que foi baseada a sua construção em obra inglesa, que sofreu incêndio em 1946 e reconstruído em 1951. Foi tombado em 1982 o complexo da estação da luz devido a importância cultural.
            Promovendo uma visita pode-se:
            ► Preparar os alunos com aulas sobre o conteúdo na escola.
            ► Durante a visita: Informar e deixar fruir, promover
            ► Interação entre os pares
            ► Depois da visita: retomar os conteúdos e propor tarefas de assimilação do que foi trabalhado.
            ► Propor trabalhos práticos e reflexivos orientados às aprendizagens que se quer consolidar
            No planejamento do projeto, o professor considera:
            ► O material de pesquisa levantado e as ações que pode desenvolver
            ► Os conteúdos adequados ao grupo de alunos
            ► O interesse e o envolvimento com a aprendizagem que o projeto despertará nos alunos.

            O professor planeja ações e visitas para o aluno:
            ► Conhecer os espaços públicos com olhos para ver e saberes para interpretar o traçado urbano, a arquitetura, os monumentos e as obras de arte.

            É importante eleger pontos históricos, que tenha valor cultural, como patrimônio, mostrando aos educandos como descobrir, como ver, como aprender a freqüentar  esses espaços culturais públicos.

            O aluno aprende a ver o entorno publico e o freqüenta informado sobre seus conteúdos que não são revelados pela simples observação.
            Desde a educação infantil podemos trabalhar a educação cultural em relação à cidade.
            Muitos pais e avos podem ter documentos, fotos, fontes vivas da vida dessa cidade. (fotografias da família, de objetos, de espaços públicos, que conta a historia dessa cidade).
            Há muitas maneiras de instigar o estudo da historia da cidade, que é educadora.
            Trazendo as fotos antigas, pode-se compará-las, com o apoio do professor, as fotos atuais.
            Ensinar sobre a arte presente na rua é valorizar a arte no cotidiano das pessoas e no espaço publico.


VIDEO AULA 18: A ESCOLA E AS INSTITUIÇÕES CULTURAIS

Profª Rosa Iavelberg

            Ensinar sobre acervos que pertencem a nossa cultura visitando museus, feiras, mostras, preferencialmente ou virtualmente.
            A escola pode estabelecer parcerias com as instituições culturais:
            ► As instituições culturais reúnem objetos de arte interessantes às aprendizagens escolares
            ► Museus e casas de cultura podem ser visitados física e virtualmente.
            ► Os objetos de arte expressam conteúdos de diversas áreas do conhecimento escolar e favorecem seu ensino de modo vivo e instigante tanto de arte universal como das culturas importantes de cada região.
            Apresenta como exemplo Leonardo da Vinci, que escreveu textos sobre diversas áreas.
            Sugere-se o estudo da arte rupestre, que interessa aos educandos e pode ser feito desde a educação infantil ao ensino médio, neste em associações com a arte do grafite que interessa à cultura jovem.