quarta-feira, 11 de maio de 2011

PROFISSAO DOCENTE - SEMANA 07

VIDEO AULA 25: PROFESSOR PENSADOR

Trata da dimensão da formação docente. “O exercicio da curiosidade, da reflexão e do dialogo com o extramental nos leva ao momento das decisoes”.

A experiencia da leitura pode questionar, ampliar, revolucionar, aperfeiçoar nossa visão de mundo. E nos fazer criar um sistema pessoal de convicções.

Idéias todos podem ter, mas convicção é algo construído, concebido.

Ler para compreender a leitura e compreender o que vai alem da leitura.

“É o choque do imprevisto que nos obriga a pensar, que nos comove inteiramente, que nos deixa perplexos, que nos leva a problematizarmo-nos, a pensar o que até agora não podíamos pensar”.

Walter Koan. Infância entre educação e filosofia.

A surpresa e a admiração está na base do conhecimento. Muitas vezes, o próprio professor se torna o “objeto de reflexão” do aluno.



VIDEO AULA 26: PROFESSOR-AUTOR

A vídeo-aula trata sobre o professor-autor: “A experiência da leitura pode questionar, ampliar, revolucionar, aperfeiçoar nossa visão de mundo. E nos fazer criar um sistema pessoal de convicções”.

Ao expressar nossas convicções, tornamo-nos autores.

Coloca a questão do lado questionador e reflexivo do professor “obedece quem tem juízo?” O profissional que obedece, que não é autor de suas ações, não pode também ser propiciador de autonomia. Neste momento, percebemos que há falhas.

Quando o professor não tem autonomia, isso se reflete no aluno. “autonomia docente não se conquista sem um estilo de ensinar.”
Os professores são lideres sociais, deveriam se manifestar contra os desmandos de quem manda.

“O mínimo que se exige é que cada professor elabore com  mão própria a matéria que ministra.”
Tal elaboração será uma síntese barata se for reprodutiva, mas será criativa, se acolher tonalidade própria reconstrutiva.”
                                   Pedro Demo. Futuro e reconstrução do conhecimento.

Relata também a importância da mídia / WEB no trabalho do professor.