quinta-feira, 7 de julho de 2011

EDUCAÇÃO - SEMANA 03

VIDEO-AULA: Educação comunitária e direitos humanos
Profª Ana Maria Klein – UNESCO

                Educação comunitária surge primeiramente na educação não-formal é a partir da década de 80, começa a aparecer na educação formal.
                Caracterizada pela democratização do espaço e das relações, da participação de todos os envolvidos, da melhoria da qualidade da educação.
                OBJETIVO: Desenvolvimento de um “sujeito coletivo”, isto é, de sujeitos que se compreendam em meio à coletividade, que se tornem co-responsáveis pelas ações, relações, conflitos e decisões que ocorrem na comunidade.
                Paulo Freire trata da relação escola-comunidade. Defende os conteúdos inseridos na vida cotidiana. Aprendemos a ser cidadãos agindo, atuando coletivamente na sociedade. O que se aprende na escola se articula com a vida em geral.
                Não é apenas a escola que é considerada como contexto educativo, mas a família, a sociedade, são exemplos onde a educação comunitária pode ocorrer. ( Diferentes contextos educativos).
                Currículo: As demandas e os interesses da comunidade passam a fazer parte da escola e do trabalho pedagógico.
                Cidades educadoras:  Conceito que surgiu no inicio da década de 90, na Espanha. Sua idéia central é que a escola sozinha não tem condições de construir todos os conhecimentos informações necessários ao mundo contemporâneo, com isso,  a educação também deve ser competência da cidade.
                Trilha (1993) autor espanhol destaca três possíveis para a relação-cidade:
Aprender na cidade: lócus na educação, composto por instituições especificamente educativas (museus) instituições cidadãs não especificamente educativas (ONG): espaços onde se podem realizar encontros e vivencias (parques, praças);
Aprender da cidade: agente informal de educação de caráter ambivalente e não seletivo. O curriculum da cidade é contraditório em seus modelos sociais.
Aprender na cidade é tomada como conhecimento em si, trata-se de aprender a utilizar a cidade e a participar de sua construção.
                Como trabalhar a cidade dentro da escola?
                Uma das possibilidades é o mapeamento, descobrir locais, instituições, pessoas, organizações que podem ajudar a educar, verificando quem são as pessoas que lá atuam e como podem colaborar por fim anotando o porquê deste local poder contribuir no projeto (estender espaço educativo para alem da sala de aula).