quinta-feira, 7 de julho de 2011

EDUCAÇÃO - SEMANA 03

VIDEO AULA: Democracia e educação em direitos humanos
Profª Ana Maria Klein
Democracia associada a um modo de vida – Dowey
Na escola trata-se de viver democraticamente e não no domínio de conceitos.

                Além de ser um modo de vida, a democracia é uma expressão ética, exigindo uma formação que enfatize a personalidade (individualidade) e a cooperação (responsabilidade pelo bem social). Para atender a esta necessidade formativa, a escola deve preparar o individuo para que ele pense e dirija-se por si, com responsabilidade e compromisso, num ambiente promotor dos Direitos Humanos.
                É necessário conhecer os direitos democráticos para reconhecê-los nos direitos humanos. A segunda dimensão é a do ambiente que tem de traduzir esses direitos e práticas. Educamos para a democracia e Direitos Humanos e pela Democracia e Direitos Humanos.
                EDH visa a formação de sujeito de direitos por meio do conhecimento e do respeito aos seus direitos, mais do que isso pretende que essa formação traduza-se ações, em um modo de conduzir a vida pessoal e social. Neste sentido, a EDH é, antes de tudo, um modo de vida que deve orientar a convivência social e escolar. Por caracterizar-se como um processo sistemático e multidimensional, seu desenvolvimento se dá mediante a articulação de cinco dimensões.
DIMENSOES DA EDH
→ Apreensão de conhecimentos sobre DH e a sua relação com os contextos internacional, nacional e local.
→ Afirmação de valores- atitudes e praticas sociais que expressem a cultura dos DH.
→ Formação de uma consciência cidadã.
→ Desenvolvimento de processos metodológicos participativos e de construção coletiva, utilizando linguagens materiais didáticos contextualizados.
→ Fortalecimento de práticas individuais e sociais que gerem ações e instrumentos em favor da promoção, da proteção e da defesa dos DH, bem como da reparação das violações.
CAMPOS DE ATUAÇÃO
Epistemológico → conhecimento.
Axiológico →  valores, atitudes e comportamento.
Práxis → Desencadear ações para defesa e promoção dos DH.