quinta-feira, 7 de julho de 2011

EDUCAÇÃO - SEMANA 02

EDUCAÇÃO COMUNITARIA E QUESTOES DE GENERO NA ESCOLA
Prof. Valeria Amorim Arantes
                “Apresentar um trabalho de investigação e intervenção cujo principal objetivo foi desenvolver projetos e ações que privilegiassem a construção de valores ancorados em fundamentos de ética, direitos humanos e na igualdade de direitos e deveres entre homens e mulheres em situações de conflitos de gênero.”
TEMA: Violência de gênero
                Houve duas frentes de trabalho: Intervenção e investigação.
→ intervenção no cotidiano da escola e de suas relações com os conteúdos educativos e com a comunidade, visando promover a compreensão das situações de conflito de gênero. (Grande desafio, pois a reação dos professores foi afirmar que esta temática não fazia parte do cotidiano, provando o quanto a comunidade está desvinculada da escola).
→ busca de dados qualitativos e quantitativos que permitissem “avaliar” os resultados da intervenção.

INTERVENÇÃO – METODO
→ Planejamento de ações;
→ Forum escolar de ética e cidadania;
→ A pedagogia de projetos;
→ Trilhas, mapas e roteiros;
→ Ações de formação de professores.

INVESTIGAÇÃO – METODO
→ Observações diretas e indiretas;
→ Diários de campo;
→ Entrevistas individuais e orais por escrito;
→ Questionários abertos;
→ Relatórios dos professores-bolsistas sobre seus subprojetos.

                No campo da educação moral, é importante aprender a resolver conflitos.
ANALISE DOS CONFLITOS (CATEGORIZAÇÃO)
→ Conflitos amorosos;
→ Traição
→ Separação
→ Violencia contra o homem
→ Violencia contra o casal
→ Violencia contra a mulher
                Não há como intervir sem conhecer a realidade da comunidade. Uma outra forma é propor a resolução desses conflitos:
→ Categoria “não-moral”;
→ Categoria “mágica”;
→ Categoria “moral”
                Após investigação, a intervenção.  É possível promover uma intervenção pautada em princípios de ética e justiça entre homens e mulheres.
“Um trabalho que reconheça homens e mulheres como iguais e diferentes.”