VIDEO AULA: A CIDADE COMO PROJETO EDUCATIVO
PROFª SONIA CASTELLAR
ESTUDAR A CIDADÃ NA CIDADE
Para pensarmos a cidade temos que relacioná-la com a escala de análise. A diferenciação da organização do território com limites em função de seu tamanho, com população, cidades, países, regiões, da escala de significado, que estabelece o nível de interpretação.
Fazer a cidade um objeto de educação geográfica significa superar a superficialidade conceitual e estabelecer uma relação mais eficaz entre o saber formal e o informal.
Volta falar de cada professor trabalhando a própria disciplina, mas também abordando temas ligados à cidade, à realidade do educando, buscando minimizar os problemas daquela determinada comunidade.
Os alunos descobrem que a cidade é mais do que uma decodificação das informações que ela revela sobre sua aparência, mas pode-se descobrir a sua estrutura, sua gênese e função.
ESTUDAR O LUGAR
Para estudar a cidade é importante ter todos os aspectos ao mesmo tempo: território, local de vivencia, circulação diária, as representações simbólicas do lugar são diferentes em função das praticas e históricas de cada um.
TEMÁTICA URBANA
ENFOQUE HISTORICO: O ensino se organiza a partir dos relatos da biografia da cidade e da vida de seus habitantes, por exemplo:
► Historia de vida;
► Mudanças e permanência;
► Tempo.
ENFOQUE AMBIENTAL: Quando a problemática for meio ambiente.
► Análise do meio físico e os impactos das construções;
► O cidadão como protagonista será o ensino centrado no conhecimento e exercício dos direitos do cidadão.
FINALIDADE DO ESTUDO DA CIDADE
→ Como vivem as pessoas;
→ Como funcionam as cidades;
→ As redes de circulação;
→ Qualidade de vida;
→ Elaboração do plano diretor;
→ Analise ambiental.