quinta-feira, 7 de julho de 2011

EDUCAÇÃO - SEMANA 04

VIDEO AULA:  A CIDADE COMO PROJETO EDUCATIVO
PROFª SONIA CASTELLAR
ESTUDAR A CIDADÃ NA CIDADE
                Para pensarmos a cidade temos que relacioná-la com a escala de análise. A diferenciação da organização do território com limites em função de seu tamanho, com população, cidades, países, regiões, da escala de significado, que estabelece o nível de interpretação.
                Fazer a cidade um objeto de educação geográfica significa superar a superficialidade conceitual e estabelecer uma relação mais eficaz entre o saber formal e o informal.
                Volta falar de cada professor trabalhando a própria disciplina, mas também abordando temas ligados à cidade, à realidade do educando, buscando minimizar os problemas daquela determinada comunidade.
                Os alunos descobrem que a cidade é mais do que uma decodificação das informações que ela revela sobre sua aparência, mas pode-se descobrir a sua estrutura, sua gênese e função.
ESTUDAR O LUGAR
                Para estudar a cidade é importante ter todos os aspectos ao mesmo tempo: território, local de vivencia, circulação diária, as representações simbólicas do lugar são diferentes em função das praticas e históricas de cada um.
TEMÁTICA URBANA
                ENFOQUE HISTORICO: O ensino se organiza a partir dos relatos da biografia da cidade e da vida de seus habitantes, por exemplo:
Historia de vida;
Mudanças e permanência;
Tempo.
                ENFOQUE AMBIENTAL: Quando a problemática for meio ambiente.
Análise do meio físico e os impactos das construções;
O cidadão como protagonista será o ensino centrado no conhecimento e exercício dos direitos do cidadão.
FINALIDADE DO ESTUDO DA CIDADE
→ Como vivem as pessoas;
→ Como funcionam as cidades;
→ As redes de circulação;
→ Qualidade de vida;
→ Elaboração do plano diretor;
→ Analise ambiental.