LAZER, CULTURA E ELEMENTOS COMUNITARIOS
Prof Ricardo Uvinha
O entendimento do que é lazer depende da cultura a que está ligado. Existem vários conceitos de Lazer:
“O Conceito de lazer é difícil de limitar a uma única definição: Como uma experiência compreendida por indivíduos diante de vários contextos, o estudo do lazer tem estado envolvido em três abordagens: Tempo, atividade e estado da mente”.
Em Dumazedier, o lazer aparece aproximado ao conceito de tempo livre e traz também o conceito de 3 Ds: Descanso, divertimento e desenvolvimento. É fundamental para o desenvolvimento social e profissional.
INTERESSES ARTISTICOS DO LAZER
→Imagens, emoções, sentimentos
→ Conteúdo estético, busca da beleza
→Campo simbólico
Exs: Manifestações artísticas: teatro, museus, centros culturais, cultura popular.
INTERESSES INTELECTUAIS
→Busca de informações objetivas, racionais
→Conhecimento vivido, preso à realidade
→Exs. Participações em cursos, leituras, jogo de xadrez
(cursos desde que não obrigatórios)
INTERESSES MANUAIS
→Capacidade de manipulação:
. Para transformar objetos ou materiais (artesanato, culinária, “bricolage”)
. Para lidar com a natureza (jardinagem cuidado com materiais)
INTERESSES SOCIAIS
→Procura pelo relacionamento
→Pelo contato “face a face”
→Exs: Festas, bailes, bares e cafés, freqüência a associações
INTERESSES FISICOS
→Atividade onde prevalece o movimento, como a ginástica.
INTERESSES TURISTICOS
→Quebra da rotina temporal ou espacial
→Contato com novas situações, paisagens e cultura
→Turismo como elemento do lazer. Ex: Passeios e viagens
Essas atividades não aparecem de formas estanques
Há, para alguns, preponderância numa determinada escolha. Em São Paulo , há desequilíbrio na distribuição de equipamentos específicos de lazer.
Portanto, abrir os espaços da escola, buscando lazer daquela comunidade para buscar esse equilíbrio.
A atuação de agentes socioculturais é importante no papel de sensibilização para usufruto do espaço/ equipamento.