quinta-feira, 7 de julho de 2011

EDUCAÇÃO - SEMANA 06

LAZER, CULTURA E ELEMENTOS COMUNITARIOS
Prof Ricardo Uvinha
O entendimento do que é lazer depende da cultura a que está ligado. Existem vários conceitos de Lazer:
“O Conceito de lazer é difícil de limitar a uma única definição: Como uma experiência compreendida por indivíduos diante de vários contextos, o estudo do lazer tem estado envolvido em três abordagens: Tempo, atividade e estado da mente”.
Em Dumazedier, o lazer aparece aproximado ao conceito de tempo livre e traz também o conceito de 3 Ds: Descanso, divertimento e desenvolvimento. É fundamental para o desenvolvimento social e profissional.
INTERESSES ARTISTICOS DO LAZER
→Imagens, emoções, sentimentos
→ Conteúdo estético, busca da beleza
→Campo simbólico
Exs: Manifestações artísticas: teatro, museus, centros culturais, cultura popular.

INTERESSES INTELECTUAIS
→Busca de informações objetivas, racionais
→Conhecimento vivido, preso à realidade
→Exs. Participações em cursos, leituras, jogo de xadrez
(cursos desde que não obrigatórios)

INTERESSES MANUAIS
→Capacidade de manipulação:
. Para transformar objetos ou materiais (artesanato, culinária, “bricolage”)
. Para lidar com a natureza (jardinagem cuidado com materiais)


INTERESSES SOCIAIS
→Procura pelo relacionamento
→Pelo contato “face a face”
→Exs: Festas, bailes, bares e cafés, freqüência a associações

INTERESSES FISICOS
→Atividade onde prevalece o movimento, como a ginástica.

INTERESSES TURISTICOS
→Quebra da rotina temporal ou espacial
→Contato com novas situações, paisagens e cultura
→Turismo como elemento do lazer. Ex: Passeios e viagens
Essas atividades não aparecem de formas estanques
Há, para alguns, preponderância numa determinada escolha. Em São Paulo, há desequilíbrio na distribuição de equipamentos específicos de lazer.
Portanto, abrir os espaços da escola, buscando lazer daquela comunidade para buscar esse equilíbrio.
A atuação de agentes socioculturais é importante no papel de sensibilização para usufruto do espaço/ equipamento.