quinta-feira, 7 de julho de 2011

EDUCAÇÃO - SEMANA 05

TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS, CURRICULO E CULTURA
Prof Marcos Neira
Como relacionar os três elementos?
Primeiramente precisamos pensar em como a sociedade vem se modificando, com o passar dos anos. Com isso, pensamos em globalização, dos últimos 50 anos, mais especificamente no impacto nas ações cotidianas.
Um exemplo, aleatoriamente, seriam os restaurantes self-services, ou seja, variedades à disposição, produzido em outros lugares e espaços.
“Pela primeira vez nos deparamos com o outro e quase o tempo inteiro”.
Por conta disso, também nos deparamos com a universalização do ensino, a democratização do espaço escolar.
Um tema liga o outro, pensamos, a partir disso, na definição de sociedade multicultural, vários conceitos, varias formas de relacionar-se, reflete na escola.
Essas discussões fazem parte do currículo escolar – “Experiências propostas pela escola ou a partir dela” – Denominação anterior, oculto, etc.
Novas denominações para teoria do currículo:
Teorias curriculares:
→Teorias tradicionais
→Teorias criticas
→ Teorias pos-criticas
Teoria tradicional: Não discutem o valor do que esta sendo aprendido.
Teoria criticas: Começaram a discutir (a partir anos 60 – Ebulição das teorias) o valor do que estava sendo ensinado e de como a teoria tradicional poderia promover a segregação social
Teorias pós-criticas: Essas interferiram na teoria. Não só as questões de classe que influenciam o que será ensinado, mas de etnia, gênero, local geográfico, faixa etária.
O que? Para que? Como posiciona as pessoas na sociedade?
→Tendo a incorporar o modo de ver o mundo que eu acho mais interessante.
As representações de mundo que circula na cultura erudita são, por vezes, rejeitadas, na cultura popular.