sexta-feira, 8 de julho de 2011

SAUDE - SEMANA 03

EPILEPSIA NA ESCOLA

Como as crianças percebem a epilepsia?
Em geral, as crianças não sabem o que é epilepsia.
A percepção das crianças traz uma conotação negativa e o sentimento coletivo é formado a partir de então.

Como os professores percebem a epilepsia?
O professor é modelo para os alunos, suas atitudes podem influenciar o desempenho e comportamento das crianças.
Papel social é fundamental

IDEIAS MAIS COMUNS
→QI mais baixo
→Excesso de sofrimento – causa da epilepsia
→Mulheres com epilepsia não podem ter filhos
→Pessoas com epilepsia insanas no futuro
→Medicações: Vicio e dependência
→Tratamento de epilepsia
→Epilepsia: doença mental
→Epilepsia: espírito maligno

PROFESSOR: O que fazer diante de uma crise?
→Conversar com os pais: informações e condutas
→Conversar com a classe sobre assuntos de saúde
→Colocar como um dos exemplos a epilepsia
→Colocar conceitos de cidadania e solidariedade

NA HORA DA CRISE?
→Manter a calma
→Afastar objetos que oferecem riscos
→Virar a cabeça de lado
→Acalmar os outros alunos
→Esperar a crise passar

Após cinco minutos seguidos, chamar uma ambulância, caso contrario, conversar com o aluno, levá-lo para lugar calmo, conversar com a classe (percepção e atitudes). Quando o aluno voltar: tratamento normal (a rejeição é o pior momento.

O aluno também pode participar da educação física, mas é importante saber dos pais se há alguma limitação.

Na hora da lição, lembrar que o aluno tem condições semelhantes aos outros da classe, fornecer explicação individual às vezes, saber se há medicação tem algum efeito colateral ou se o aluno tem outras comorbidades (hiperativo, falta de atenção).

CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES
→Horários das medicações
→Presença de comorbidades
→Contato em caso de urgência
→colegas de classe: ótimos companheiros e aliados da escola
→Auxiliares da escola também devem estar cientes

CONCLUSOES
→O aluno deve se sentir aceito e parte integrante da escola
→Quanto mais aceito for melhores suas chances de ter o desenvolvimento pleno
→Melhora também a aprendizagem dos outros alunos sobre as diferenças