quinta-feira, 7 de julho de 2011

EDUCAÇÃO - SEMANA 02

PROTAGONISMO JUVENIL E A PARTICIPAÇÃO ESCOLAR
Prof. Ulisses Tavares
                Refere-se a importância do aluno, que tem um papel ativo no processo ensino-aprendizagem. Neste processo, o professor deixa de ser o detentor do saber, passando a orientar o educando, a fim de que ele encontre o próprio caminho para tornar-se sujeito no processo.
                “A educação deve promover o acesso aos bens culturais exigidos pela sociedade contemporânea e garantir uma formação politica aos jovens, participando da vida social de forma mais critica, dinâmica e autônoma.”

METODOLOGIAS  ATIVAS DE APRENDIZAGEM
→ A aprendizagem baseada em problemas é uma metodologia ativa de aprendizagem.
→ Estratégia pedagógica que apresenta aos estudantes situações significativas e contextualizadas no mundo real.
                Atividade baseada em problemas está pautada no mundo real e é o aluno quem problematiza, constrói o problema a partir de uma situação conflituosa. O importante é desenvolver ações juntamente com membros da comunidade, se estas forem pautadas no entorno (de acordo com o que vemos até agora, essa é a proposta).
                A segunda parte da aula trata da participação.
                Promovendo a participação por meio de:
→ Assembleias escolares;
→ Gremios estudantis;
→ Estrategias de resolução e mediação de conflitos;
→ Estrategias de aproximação entre escola, família e comunidade.