quinta-feira, 7 de julho de 2011

EDUCAÇÃO - SEMANA 04

A CARTOGRAFIA E A REPRESENTAÇÃO DOS LUGARES
Profª Sonia Castellan
Leitura de mapas (texto)
                Para ler um texto: aprendemos a ler criticamente e podemos até desvendá-lo ideologicamente, suas intenções e opções teórico-metodologicas.
                Para ler um mapa isso não ocorre, copiamos ou produzimos um conjunto rígido de técnicas, não aprendemos a lê-lo criticamente.
                Hoje se utiliza muito o mapa anamórfico devido a influencia árabe na nossa cultura.

Sistema de valores
                O mapa reproduz um sistema de valores sociais que são culturais e históricos.
                Mapas como construções culturais de discursos sobre o território; é possível ler a sociedade pelos seus mapas.
                O mapa tem uma lógica matemática: ângulo, área, etc.
                Com o mapa conseguimos representar a sociedade.
                Fazer da cidade um objeto de educação geográfica significa superar a superficialidade conceitual e estabelecer uma relação mais eficaz entre o saber forma e informal.
                É impossível compreender a sociedade por meio dos mapas.

Educação e a cidade
                A cidade como em torno de educação (aprender na cidade), como fonte educativa (aprender na cidade), como objetivo ou conteúdo (aprender a cidade).