quinta-feira, 7 de julho de 2011

EDUCAÇÃO - SEMANA 02

A ESCOLA E AS RELAÇÕES COM A COMUNIDADE

FORUM ESCOLAR DE ETICA E CIDADANIA


Prof. Ulisses Araujo
                (Todas as escolas receberam o programa de ética e cidadania para trabalhar o fórum na escola).
O fórum tem como papel articular os diversos segmentos da comunidade escolar, e não-escolar, que se disponham a atuar no desenvolvimento de ações mobilizadoras em torno das temáticas de ética, democracia e cidadania no convívio escolar, focando de forma especifica quatro eixos de atuação: ética, convivência democrática, direitos humanos e inclusão social.
Como pressupõe a estrutura de um fórum, sua composição deve ser a mais aberta possível. Podem e devem participar professores, estudantes, funcionários, diretores, famílias, membros da comunidade (conselhos), do posto de saúde, lideres comunitários, etc.
“Uma reunião que procura reunir membros da comunidade, em geral.”
Possíveis atribuições do fórum
→ Definição de sua politica geral de funcionamento, organização e mobilização dos diversos segmentos da comunidade escolar.
→ Proposição de temas e projetos interdisciplinares e transversais.
→ Preparação dos recursos materiais para o desenvolvimento dos projetos.
→ Formulação de cronograma local de desenvolvimento de ações
→ Avaliação permanente das ações em desenvolvimento.
                Às vezes, a Direção bloqueia, mas a comissão procura, junto à comunidade, recursos para garantir, o funcionamento do fórum. Os próprios alunos organizam o trabalho como protagonistas do processo.
                A temática varia de comunidade e o ideal é um fórum por bimestre, servindo para pautar o projeto da escola.