quinta-feira, 7 de julho de 2011

EDUCAÇÃO - SEMANA 05

A VALORIZAÇÃO DA CULTURA CORPORAL DA COMUNIDADE NO CURRICULO ESCOLAR
Prof Marcos Neira
CONCEPÇÃO DE CULTRA
“Campo de luta para a validação de significados”.
CULTURA E CUTURA CORPORAL
→Concepção dos estudos culturais
→Movimento VS gesto
→Produção da gestualidade
→Textos corporais
Gesto é o movimento com significado. Movimento é diferente de gesto. Cada grupo social produz uma gestualidade que reflete sua característica de grupo.
Não basta agregar atividades como xadrez e dama ao currículo, por exemplo. Com isto, discutimos princípios curriculares:
→Enraizar as identidades;
→Justiça curricular;
→Evitar o daltonismo cultural;
→Ancoragem social dos conteúdos.
Cada grupo aprecia diferentes práticas corporais.
A escola ainda resiste à cultura de diversos grupos. Atentar para o privilegio do currículo de determinados grupos.
Selecionar práticas corporais que tenha significado para os jovens fora da escola.
A cultura corporal é um patrimônio e precisa ser valorizado, compreendido.
ORIENTAÇÕES DIDATICAS
→Mapeamento da cultura corporal
→Ressignificação das práticas corporais
→Aprofundamento dos conhecimentos
→Ampliação
Os princípios curriculares dizem respeito à justiça curricular, evitar o daltonismo cultural, ancoragem social dos conteúdos e enraizamento cultural, as orientações didáticas nos colocam em nova situação: Mapear, ressignificar, ampliar e aprofundar conhecimentos.