sábado, 18 de dezembro de 2010

SAUDE NA ESCOLA: SEMANA 7


VIDEO AULA 14: STRESS E ANSIEDADE A INFANCIA E ADOLESCENCIA

CONSIDERAÇÕES INICIAIS
            Vivemos num mundo em que a informação circula livremente, cem por cento do tempo, então:
► Como orientar alunos para que tirem o melhor de suas capacidades e sejam felizes?
► Como ajudá-los a não se tornarem crianças, adolescentes ou adultos ansiosos e estressados?
► Qual o papel da escola nesta área?

No mundo de hoje, embora tenhamos mais acesso à tecnologia e à modernidade, temos também mais pressão, mais cobrança, mais agitação, mais competitividade e menos cooperação, menos espírito de equipe, menos solidariedade.

STRESS E ANSIEDADE
            São reações do organismo diante de situações difíceis ou excitantes e podem ocorrer com qualquer pessoa.
            Em períodos de stress e ansiedade: equilíbrio da pessoa é afetado, cada órgão passa a trabalhar em ritmo diferente dos demais: dependendo da duração dos sintomas e da interpretação dos estímulos, quebra do equilíbrio interior e enfraquecimento do organismo (sintomas e doenças). Com isso, surge ansiedade e stress.

ANSIEDADE
            Características biológicas e psicológicas que antecedem momentos de perigo (real ou imaginário), marcada por sensações corporais, sensação de vazio no estomago, taquicardia, sudorese, medo intenso, aperto no peito, rubor, calafrios, confusão, “nó” na garganta, etc.
            Ansiedade nem sempre é ruim. Também é considerada uma energia que impulsiona para alguma ação positiva (estudar para a prova, por exemplo).

STRESS INFANTIL
            Toda criança já enfrenta situações estressantes desde os primeiros anos de vida, desde acidentes, doenças, hospitalizações, nascimento de irmãos, mudanças de casa, de escola ou de empregada, alem das tensões geradas pela necessidade sempre maior de autocontrole.
            Os fatores que causam stress infantil são internos e externos.

FATORES INTERNOS
            ► Características de personalidade, pensamentos e atitudes da criança, diante das situações da vida diária e isso depende da maneira como ela percebe o mundo à sua volta e a si mesma.
            ► Ansiedade, depressão, desejo de agradar, medo do fracasso, preocupação com mudanças físicas, dúvidas quanto à capacidade, interpretações amedrontadoras, etc.



FATORES EXTERNOS
            ►Acontecem devido à mudanças significativas, responsabilidades e atividades em excesso, briga ou separação dos pais, perdas, disciplina confusa dos pais, nascimento de irmão, doença e hospitalização, troca de professora ou de escola, pais ou professores estressados, medo de pai alcoolista e até doenças dos pais.

CONSEQUENCIAS
            ► Quando não tratado, o stress infantil pode desenvolver: asma, úlceras, alergias, distúrbios dermatológicos, diarréia, tiques nervosos, dores abdominais, resistência reduzida (vulnerabilidade a outras doenças), hipertensão arterial, obesidade e bronquite.
            Algumas crianças são mais vulneráveis que outras, essa característica é individual.

PAPEL DO PROFESSOR
            ► Conhecer seus alunos
            ► Conversar com os alunos
            ► Motivar os alunos para as aulas, para a escola
            ► Incentivar os alunos a fazerem perguntas
            ► Escutar o aluno, sem criticas ou julgamentos
            ► Promover autoconfiança nos alunos
            ► Respeitar o ritmo de cada aluno
            ► Promover atividades em grupo
            ► Promover atividades calmas

Importante: PROFESSOR É MODELO, CUIDADO PARA NÃO PASSAR A SER UMA FONTE GERADORA DE STRESS

            Ansiedade e stress não se manifestam isoladamente, devemos encaminhar para especialista quando necessário.
            OBJETIVO: Promover a saúde da criança para que ela consiga enfrentar as mudanças que ocorrem em sua vida para um desenvolvimento mais saudável: na escola, em casa, no esporte, no lazer.
















VIDEO AULA 15: DEPRESSAO NA INFANCIA E NA ADOLESCENCIA

            Durante muito tempo não se estabeleceu ligação entre depressão e crianças e adolescentes, hoje tanto um como outro são suscetíveis. Interfere tanto na vida diária quanto social, quanto no desempenho acadêmico.
QUANTO A PREVALENCIA:
Crianças pré-escolares: 1%
Crianças em idade escolar: 2-4%
Adolescentes: 5-8%
Entre os sexos, na adolescência, o predomínio é maior no sexo feminino.

COMO SE DEFINE DEPRESSAO?
            Diferencia-se de sintomas depressivos, comuns a qualquer pessoa. É um transtorno de humor ou de afeto em que existem sentimentos de tristeza profunda, associado com sintomas fisiológicos e cognitivos na pessoa.
            Para ser depressão, precisa ter um conjunto de sintomas, os quais durem mais de um mês:
► CID 10 e  DSM-IV (CONJUNTO DE SINTOMAS)
- Humor deprimido (tristeza, desesperança)
- Perda de interesse e prazer por atividades anteriormente satisfatórias
- Diminuição da energia: falta de ânimo que interfere na vida da pessoa

Ligado a isso, tem-se conseqüências no sono, alimentação, libido

CAUSAS
Multifatorial – variáveis
► BIOLOGICAS: Genética, estrutura e química do cérebro
► PSICOLOGICAS: Stress, traumas, desamparo, forma de perceber e de lidar com o mundo.
► SOCIO-CULTURAIS: papéis, expectativas, suporte social

FATORES DE RISCO
► Historia familiar de depressão
► Sexo feminino
► Episódios anteriores de depressão
► Acontecimentos estressantes
► Dependência de droga
► Violência domestica
► Elevada exigência acadêmica

SINTOMAS
► Tristeza
► Falta de motivação
► Solidão
► Humor deprimido, irritável ou instável
► Mudanças súbitas de comportamento: explosão de raiva, brigas
► Mudança de apetite, peso
► Dificuldade em divertir-se
► Queixas: Tédio ou “sem nada para fazer”
► Preferência por atividades solitárias
► Queixas físicas: Cansaço, falta de energia, dores de cabeça, dores de barriga, insônia
► Pensamentos recorrentes de morte
► Idéias e planejamento de suicídio
► Preocupações
► Sentimentos de culpa
► Baixa auto-estima
► Choro excessivo
► Hipoatividade
► Fala em ritmo devagar, de forma monótona, monossilábica

SINTOMAS NA ESCOLA
► Queda do rendimento escolar
► Falta de concentração
► Perda de interesse pelas atividades
► Falta de motivação
► Pensamento lentificado
► Impulsividade e irritabilidade
► Choro fácil
► Isolamento na sala de aula
► Dificuldades nos processos cognitivos

CONSEQUENCIAS
            Além das dificuldades sociais e acadêmicas, compromete o desenvolvimento e o funcionamento social da criança e do adolescente: recorrência na vida adulta.

TRATAMENTOS
► Medicamentoso
► Psicoterapia
► Suporte familiar
► Psicoeducação = rede de apoio social, escola, trabalho, amigos.

ASPECTOS IMPORTANTES
► Identificar os antecedentes do episodio depressivo
► Minimizar o impacto negativo dos sintomas depressivos
► Aumentar a eficácia dos esforços de soluções de problemas
► A pessoa precisa aprender habilidades para lidar com problemas futuros

Inseri-los numa rede social, fortalecendo as condições que garantam a busca por ajuda em todos os contextos (família, trabalho, escola, comunidade).