SEMANA 04
A vídeo-aula trata das questões constitutivas do sujeito psicológico:
► Quem somos nós?
► Quem é o aluno?
As teorias procuram reduzir “o que é o ser humano”, procuramos uma definição mais complexa ou completa.
As quatro dimensões constitutivas do sujeito psicológico:
► Afetivo
► Sócio-cultural
► Biológico
► Cognitivo
Não há como explicar todo o comportamento humano por apenas uma dimensão, embora uma delas se sobressaia em determinados aspectos. Todas essas questões interagem, família e convivência não são fatores determinantes.
A professora Viviane apresenta, na seqüência, a vídeo-aula “A construção de valores e a dimensão afetiva”
A aula novamente reforça o conteúdo da aula do professor Ulisses e aborda as seguintes questões:
► A afetividade como “fonte de energia” para a cognição.
► A afetividade como um dos aspectos organizativos do psiquismo humano.
► Os alunos são influenciados por sentimentos positivos e negativos
Afetividade e cognição atuam juntas. A afetividade não é apenas motivacional, mas organizativa.
Vergonha e culpa são sentimentos morais. Quando se tem valores, eles vêm reforçar esses sentimentos, que são negativos. São atribuições internas, mas vivenciadas nas relações interpessoais e regulam valores morais.
► Vergonha (A forma como o outro me vê / fuga)
► Culpa (A auto-avaliação / quero me desculpar, me livrar)
O sentimento deve ser objeto de conhecimento a ser trabalhado na escola