sábado, 18 de dezembro de 2010

EDUCAÇÃO E VALORES - SEMANA 1


SEMANA 01: EDUCAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE VALORES

            A vídeo aula 01 trata sobre o juízo moral da criança e aborda os conceitos de Anomia, Heteronomia e Autonomia.
            O sufixo nomia significa sem regras. Ao nascer, a criança se encontra num estado de anomia, com o tempo entra no estado de heteronomia, em que ela sabe que existem regras e que a fonte é variada (pais, sociedade), até alcançar o estágio de autonomia, estágio em que a regra está internalizada e o sujeito sabe o que pode e o que não pode fazer.
            Como se dá esse processo, se a criança não sabe o que são regras? Através de dois tipos de relação: A coação e o respeito UNILATERAL. O respeito, nesse caso, trafega numa via de direção única e é oriundo de dois sentimentos: o amor e o medo.
            O grande desafio da educação é que, na nossa sociedade, as pessoas são formadas não para serem autônomas, mas apenas para obedecer (heterônomas). A autonomia não é unilateral, implica em respeito mútuo.
            Na cooperação, cria-se jogos para aprender que existem regras e trabalhar de forma cooperativa, afim de atingir a autonomia.
            Na vídeo aula 02 são citadas sete dimensões diferentes, na construção de valores morais.
            1º ) Conteúdos escolares
                   Inserção transversal e interdisciplinar de temáticas de ética, direitos humanos, inclusão social e convivência democrática.
            2º) Metodologia das aulas
                  As características são: construção coletiva, o diálogo e o papel ativo do educando.
            3º) O trabalho intencional com valores
                  Trabalhar valores na escola e uma sugestão é a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que é uma guia de referência.
            4º) Relações interpessoais
                  Trabalhar para que valores como respeito, autoridade e admiração sejam construídos em sala de aula, por meio do diálogo.
            5º) Auto-estima
                 Temática importante negligenciada na educação em valores. Tem como ponto de partida a AUTOIMAGEM, em que cada ser humano constrói para si uma imagem que julga representá-lo.
            6º) O Auto-conhecimento
                  Sentimentos e emoções
                  (Ter consciência do que sente para conhecer o sentimento do outro).
            7º) A Gestão Escolar
                As decisões centralizadas na mão de um pequeno grupo, em que as regras e o projeto acadêmico já se encontram pré-determinados a partir de valores e crenças de algumas pessoas, não permite a reorganização de tempos e espaços e a busca coletiva de novos e melhores caminhos para enfrentar os desafios cotidianos.