sábado, 18 de dezembro de 2010

EDUCAÇÃO E VALORES - SEMANA 3


SEMANA 03

            A vídeo aula da professora Viviane Pinheiro trata da perspectiva atual da pesquisa em psicologia moral. Reforça os conceitos trabalhados na aula anterior pelo professor Ulisses, em que são abordados conceitos de valores centrais e periféricos e como o contexto é fundamental na construção de valores.
            Ressalta também que o sentimento regular o valor em determinadas situações. Os valores, por sua vez, se integram e regulam o sistema moral.
            As implicações dessas descobertas:
            ► O sujeito tem um papel ativo na construção de valores e esta é entendida como uma educação não transmissiva.
            ► Os valores podem ou não ser morais, a moralidade não se guia apenas pelo principio de justiça, e para isso deve-se trabalhar com diversos valores.
            ► Construção e elaboração de valores como centrais e periféricos, para isso elaborar sequências didáticas e projetos voltados para a construção de valores.
            ► Se distanciar dos conflitos para pensar e refletir.

            Na aula seguinte, o professor Ulisses dá continuidade à temática, entretanto o enfoque é para a prática, voltado para a ação. O ideal é estabelecer uma articulação entre escola e comunidade.
            O conteúdo trabalhado fora da escola tem de entrar para dentro da escola, por meio de uma educação em valores.
            A gestão por meio de fórum escolar tem por objetivo articular diversos segmentos da comunidade, que se disponham a atuar no desenvolvimento de ações mobilizadoras, em torno das temáticas de ética, democracia e cidadania, no convívio escolar, focando em quatro eixos de atuação:
► Ética
► Convivência Democrática
► Direitos Humanos
► Inclusão Social
            O protagonismo juvenil garante o acesso aos bens culturais, colocando-o no centro do processo educativo.