sábado, 18 de dezembro de 2010

SAUDE NA ESCOLA: SEMANA 1


PRIMEIRA SEMANA

► Taxa de mortalidade maior é o AVC.
► Levar para a discussão no ambiente escoar, visando prevenir o aparecimento de doenças.
► De 1 aos 39 anos, a principal causa de morte advém de fatores externos
► De 40 a 50 anos, as doenças cardiovasculares são as mais freqüentes. Tudo devido aos maus hábitos alimentares, uso de drogas e álcool. Tudo passível de prevenção numa idade anterior.

CRESCIMENTO

► Já foi abordado em termos de maturação cerebral, agora será abordado do ponto de vista físico. O que necessitamos para nosso crescimento e como avaliar se ele se dá normalmente (frisa novamente os distúrbios alimentares).
► TDH (Muitos alunos têm esse diagnostico e estão sob medicação.
► Afetividade (abordagem da sexualidade na adolescência). Índice exorbitante de gravidez na adolescência. Onde nos posicionamos enquanto educadores, que tipo de discussão podemos iniciar?
► Violência escolar (situações de alta periculosidade que afetam alunos e professores. Como lidar com essas questões?)
► Bullying (nome anglo-saxão – muito discutido na escola, extrapola as salas de aula e alcança os ambientes virtuais). Podemos modificar essa situação.
► Drogas – Não esquecer das drogas de princípios psicoativos, todas colocam os jovens em situação de risco, pois afetam o sistema nervoso, a psique do individuo. Como lidar com essas questões.
► Bombardeio de informações que moldam o comportamento do ser humano, que envereda por um plano ascendente: influencia os filhos, que influenciam os pais. Como lidar com estas questões no dia-a-dia, situações que têm impacto direto na saúde da pessoa.

Enquanto professores e alunos, exigem-nos índices de excelência. Geralmente provoca stress. O debate gira em torno de como podemos administrar melhor a nossa vida. Você tem oito horas de lazer? Ou oito horas de stress e ansiedade? A alteração do humor pode levar à depressão, até num estágio grave, o chamado transtorno de humor, que afeta a saúde mental de todos.
► Professor: Fazer uma radiografia mental da sua saúde. Somos seres humanos, temos saúde e precisamos cuidá-la. Fazer consultas preventivas.
- Quantas vezes perdeu a voz?
- Quantas vezes ficou em situação de stress?
- Quantas vezes sentiu dores nas costas?
► Professor doente não consegue discutir saúde na sala de aula.






VIDEO AULA 2 – SAUDE DO PROFESSOR

Quais são os fatores desencadeantes dos problemas de saúde?
Excesso de trabalho, indisciplina em sala de aula, salário baixo, pressão da direção, violência, demanda de pais e alunos, bombardeio de informações, desgaste físico, problemas posturais, perda de voz, falta de reconhecimento de atividade profissional são algumas das causas de stress, ansiedade, depressão que atrapalham a saúde do professor brasileiro.

Como anda a saúde do professor pelo país?
► Vários professores apresentam relatos
► Apresentam um programa: Bem-estar e saúde na educação
- stress
- problemas psiquiátricos
- postura
- voz

De acordo com a fonoaudióloga da UNICAMP, os professores têm serias inclinações a desenvolverem problemas de voz pelo desgaste, condições estruturais do prédio, condições disciplinares dos alunos, que forçam os professores a desgastarem mais as cordas vocais. Professores demoram a buscar ajuda e a prevenção é o melhor remédio. A hidratação melhora e lubrifica as cordas vocais. Determinadas posições facilitam a não forçar mais (evitar falar virado para a lousa)
- chupar pastilhas de gengibre, tem efeito anestésico
É necessário saber usar a voz. Outra coisa é respirar, ter bom controle respiratório.
► Professor só vai procurar auxilio quando há manifestação de algum problema, então o tratamento é terapêutico, não mais preventivo.


Já de acordo com o fisioterapeuta, o professor Luis Carlos Boaventura, a postura também é fator de grande preocupação para os professores.
Qual a melhor postura? Como minimizar esses problemas?
- Dores nas costas possuem várias causas como: posturas viciosas, sedentarismo, hérnias de disco, excesso de peso, lesão por esforço repetitivo.
Possibilidade de melhorar essas dores:
- Movimentar-se, quebrando o sedentarismo
- Fazer alongamentos com as mãos
- Ao escrever no quadro, não ultrapassar a altura dos nossos olhos.
- Manter a coluna ereta.


            STRESS
            É uma reação do organismo, em que estão presentes fatores físicos e psicológicos, desencadeados por estímulos. Situação que causa medo, confusão ou até felicidade.
Três fases:
► Fase de alerta
► Fase de resistência
► Fase de exaustão
Alerta: As vezes a pessoa consegue lidar com o elemento estressor
Resistência: O elemento estressor persiste, levando-o para a terceira fase, em que causa problemas físicos, tornando-a vulnerável.
            O ápice do stress é a síndrome de Burnout: Uma das conseqüências mais marcantes do stress profissional é a exaustão emocional, avaliação negativa de si mesmo, depressão e insensibilidade com relação a quase tudo e todos.

Quais são as causas? As vezes são varias acontecendo juntas:
- Sobrecarga quantitativa (excesso de atividades, reuniões, carga horária, cobranças, responsabilidade, final de semestre, prazos, etc).
- Falta de tempo para atender as múltiplas responsabilidades.
- Falta de recursos e más condições de trabalho.
- Sistema de ensino deficitário.
Há professores que lidam bem com esses problemas, pois é subjetivo, depende de cada pessoa.
Importante saber: A principal fonte de stress vem da maneira como as pessoas interpretam as situações e como respondem a mesma (com ansiedade ou de forma adequada)
Se a pessoa sempre responde de maneira inadequada, ansiosa, as situações de stress vão se acumulando e prejudicando sua vida como um todo.

Como fazer para prevenir?
► Restaurar a dimensão coletiva de trabalho, interlocução com seus pares.
► Manter a calma
► Tentar encontrar algo positivo na situação
► A situação pode ser ruim, mas não ficará sempre assim.
► Focalizar sempre no que pode ser feito.
► Não desenvolver dependência de ninguém.
► Ter flexibilidade e aceitar as mudanças.
► Fazer exercícios físicos regularmente.
► Ter momentos do dia focalizados em você.
► Crie, dentro do possível, um ambiente de trabalho agradável.
► Não desanimar nunca!!

SAUDE DO PROFESSOR: PREVENÇÃO
► Como prevenir ações que podem contribuir para o bem-estar, o desempenho profissional, impacto positivo na qualidade da educação.
► Receber o apoio da direção.
► Manter-se em constante formação.
► Dispor de horários de estudo e lazer.
► Cuide da saúde física e emocional.
► Poder contar com o apoio dos colegas.
► Manter a indisciplina sobre controle.
► Ter boas condições de trabalho.
► Estar por dentro do projeto pedagógico.
► Ser prestigiado.