sábado, 9 de outubro de 2010

Texto: DISLEXIA

O texto complementar "Dislexia" trata sobre o problema sob nova nomenclatura "dislexia do desenvolvimento".
Grande parte dos portadores de dislexia apresentam muita dificuldade na fase da aprendizagem da leitura, devido ao fato dessa fase lidar com ortografia e decodificação de sons (fonemas), área em que os portadores de dislexia apresentam maiores dificuldades.
Entre o momento em que se olha para a letra, que se ativa a visao, e o momento em que sinais motores têm de ser integrados ao sistema da visao, para reconhecer os sons das letras, que muitos dislexicos apresentam problemas, no sistema visual-motor.
O sistema magnocelular é o sistema que controla os neuronios responsaveis pelo "motor do olho". Recebe o nome de "magno" pelo fato dos neuronios serem bem grandes.
O sistema magnocelular nos dislexicos apresentam problemas. A visao para a leitura em movimento dos dislexicos é muito mais pobre do que em leitores normais.
Tambem apresentam problemas na ordenação dos sons que constituem as palavras e sao muito limitados em pronunciar palavras dificeis.
Quando conseguem ler, são muito lentos. De modo similar aos problemas visuais, os problemas fonologicos tem a sua origem num deficit ligeiro das capacidades auditivas básicas.
Os dislexicos tambem apresentam problemas no sistema auditivo, em relação aos grandes neuronios presentes nessa regiao. Esse sistema disseca variações na frequencia e intensidade dos sons.
Os dislexicos apresentam atraso no desenvolvimento das celulas cerebrais, que vao alem dos problemas auditivo e de escrita. Esses problemas ocorrem nos neuronios que formam redes neuronais.
Pode tambem haver problemas no cerebelo, que acarretam problemas na caligrafia. O cerebelo acomete mais do que problema com movimentos, tais como o que ocorrem no ato de escrever e falar.

"É importante frisar que os disléxicos podem ser ligeiramente melhores do que os bons leitores em alguns julgamentos perceptuais, tais como distinção de cores e discriminação de forma global (em contraposição à local). Isto pode fornecer elementos para compreender porque é que muitos disléxicos têm capacidades especiais em proceder a associações de largo espectro, associações não previsíveis, e no pensamento “visionário” em geral. É interessante recordar que
Leonardo da Vinci, Hans Christian Andersen, Edison, Einstein, e muitos outros artistas criativos e inventores eram disléxicos."