sexta-feira, 8 de outubro de 2010

LIVRO: TEMAS TRANSVERSAIS E A ESTRATEGIA DE PROJETOS

Pagina 26 a 70

Discussão sobre a falta de contextualização da ciência e da cultura ao não tratar de temáticas que atendam aos interesses da maioria das pessoas

Existe uma discussão política também quando nos questionamos a respeito dos interesses de quem os conteúdos trabalhados atendem? A escola acaba por beneficiar uma pequena parcela da população.

Transversalidade
Temas que atravessam as disciplinas e devem estar atrelados à melhoria da sociedade e da humanidade e, por isso, abarcam temas e conflitos vividos pelas pessoas em seu dia-a-dia. Não são novos campos disciplinares, mas áreas de conhecimento.

A transversalidade deixa de ser um pressuposto metodológico e vira epistemológico.

Apresenta os dois eixos da educação “instrução” e “formação ética”

A educação em valores não pode se pautar em construção de regras, direitos e deveres, certo e errado. Precisamos almejar a construção de personalidades morais.


Os temas transversais
Cada comunidade assume um determinado a ser trabalhado, de acordo com as necessidades de uma dada comunidade relacionada a um período histórico.

O PCN tem uma concepção voltada para a dimensão da didática, não epistemológica.

O CAMINHO CONSTRUTIVISTA
            O construtivismo, nas perspectivas de Piaget, recusa tanto as teses aprioristas, de que as estruturas de conhecimento já estão presentes na bagagem hereditária dos sujeitos, quanto as empiristas, de um ser que conhece o mundo a partir dos sentidos, pela pressão dos meios físico e social sobre ele.
            No construtivismo, o conhecimento não está nem no sujeito nem no objeto, não está predeterminado hereditariamente nem é simples internalização – é sim, resultante da ação do sujeito sobre os objetos de conhecimento. Portanto, o CONHECIMENTO É  INSTRANSFERIVEL, construído nas ações do ser humano sobre o mundo em que vive, sendo esta construção constitutiva do próprio sujeito.
             A construção de conhecimentos pressupõe um sujeito ativo, que participa de maneira intensa e reflexiva das aulas – um sujeito que constrói sua inteligência e identidade por meio do diálogo estabelecido com a cultura, na própria realidade cotidiana do mundo em que vive.
            Se queremos promover a formação ética para a cidadania, a partir da introdução de temáticas que objetivam a educação em valores que tentam responder.

Até pagina 46

O ENSINO TRANSVERSAL

            Existem duas diferentes concepções para o trabalho pedagógico. E dentro de cada concepção, vários os caminhos possíveis, cada um levando a resultados e a modelos diferentes de educação.
1-     As disciplinas curriculares são o eixo vertebrador do sistema educacional e as temáticas transversais as atravessam.

A escola continua objetivando os conteúdos tradicionais.

2-     As temáticas transversais são o eixo vertebrador do sistema educacional, sua própria finalidade.

Os conteúdos deixam de ser a “finalidade” e passam a ser concebidos como “meio”, como instrumentos, para se trabalhar os temas que constituem o centro das preocupações sociais.

            O ponto de partida são temáticas relacionadas à educação em valores, que tentam responder aos problemas sociais, conectar conteúdos científicos e culturais com á vida das pessoas.
            Essa, no entanto, não é a melhor forma de representar princípios metodológicos e epistemológicos. As temáticas continuam sendo vistas de forma fragmentada, por não haver a ligação necessária entre elas. Uma outra metáfora seria a idéia de redes neurais ou teia, que apontam caminhos imagéticos, os quais mais se aproximam da radicalidade que pressupõe tal concepção.
            A pedagogia de projetos é o caminho mais apropriado para implementação dos pressupostos de transversalidade.

OS PROJETOS COMO ESTRATEGIA PEDAGOGICA

            Projeto é se lançar para frente. O ser humano é lançado ao mundo e vai se constituindo como pessoa por meio do desenvolvimento da capacidade de antecipar ações, de eleger continuamente metas a partir de um quadro de valores historicamente situado e de lançar-se em busca das mesmas.
            Três características fundamentais de um projeto:
a)     a referencia ao futuro;
b)     a abertura para o novo;
c)      a ação a ser realizada pelo sujeito que projeta

O projeto pode ser entendido como estratégia e, nesse sentido, passa a ter
uma grande plasticidade, pois se organiza com o objetivo de modificar-se em função de situações aleatórias, elementos adversos, contrários, que aparecem durante o processo.