quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Temas transversais e a estratégias de projeto

Livro: Temas transversais e a estratégias de projeto
Primeiras considerações

“Disjunção, redução e abstração”

Três palavras que um dia serviam à ciência, remetendo-se ao “método cartesiano” de Descartes, mas que hoje representam um dos grandes problemas educacionais, que resultam em indisciplina, defasagem na aprendizagem, desmotivação, dentre tantos outros males.

O trecho do texto vem exemplificar de forma coerente e em poucas palavras o objeto de estudo deste capítulo.
Não há como negar os benefícios trazidos para o plano científico, de se estudar as partes divididas, de maneira mais detalhada.

Entretanto, a disciplinarização, a fragmentação do ensino deve ser “combatida”, pois a realidade, focado numa forma simples de interpretação dessa realidade.

Nesse contexto surgem novos termos como transdisciplinaridade, interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, os quais devem ser compreendidos, para que possam ser empregados adequadamente no meio escolar, como forma de combate a essa “formalização no ensino de conteúdos disciplinares, que se criou”.