O CONHECIMENTO EM REDE E OS PRINCIPIOS DE TRANSVERSALIDADE
É importante, para superar a fragmentação do ensino, abrir mais de uma visão empirista (transmissão do conhecimento) e a descontextualizarão entre os conteúdos científicos e os saberes populares.
Na tentativa de articular transversalidade e interdisciplinaridade, a novidade
está em buscar a organização curricular na estratégia pedagógica de projetos.
O avanço na compreensão da natureza, da cultura e da vida humana está nas ligações que podemos estabelecer entre os mais diversos tipos de conhecimento: cientifico, popular, disciplinar, não-disciplinar, cotidiano, acadêmico, físico, social, etc.
O segredo está nas relações, nos caminhos que permitem ligar os conhecimentos uns com os outros.
O CONHECIMENTO EM REDE
Como dito anteriormente, Machado apresenta a idéia do conhecimento em rede como metáfora para a representação do conhecimento. De forma resumida, afirma:
- Compreender é apreender o significado
- Apreender o significado de um objeto ou de um acontecimento é vê-lo em suas relações com outros objetos ou acontecimentos
- Os significados constituem, pois, feixes de relações
- As relações entretecem-se, articulam-se em teias, em redes, construídas social e individualmente e em permanente estado de atualização.
- Em ambos os níveis – individual e social – a idéia de conhecer assemelha-se à de enredar.
Em seguida, outro projeto do professor Ricardo Pátaro é apresentado, exemplificando a idéia de conhecimento em rede.