sábado, 9 de outubro de 2010

LIVRO: TEMAS TRANSVERSAIS E A ESTRATEGIA DE PROJETOS

O CONHECIMENTO EM REDE E OS PRINCIPIOS DE TRANSVERSALIDADE

            É importante, para superar a fragmentação do ensino, abrir mais de uma visão empirista (transmissão do conhecimento) e a descontextualizarão entre os conteúdos científicos e os saberes populares.
      Na tentativa de articular transversalidade e interdisciplinaridade, a  novidade
está em buscar a organização curricular na estratégia pedagógica de projetos.
            O avanço na compreensão da natureza, da cultura e da vida humana está nas ligações que podemos estabelecer entre os mais diversos tipos de conhecimento: cientifico, popular, disciplinar, não-disciplinar, cotidiano, acadêmico, físico, social, etc.
            O segredo está nas relações, nos caminhos que permitem ligar os conhecimentos uns com os outros.



O CONHECIMENTO EM REDE

Como dito anteriormente, Machado apresenta a idéia do conhecimento em rede como metáfora para a representação do conhecimento. De forma resumida, afirma:
  • Compreender é apreender o significado
  • Apreender o significado de um objeto ou de um acontecimento é vê-lo em suas relações com outros objetos ou acontecimentos
  • Os significados constituem, pois, feixes de relações
  • As relações entretecem-se, articulam-se em teias, em redes, construídas social e individualmente e em permanente estado de atualização.
  • Em ambos os níveis – individual e social – a idéia de conhecer assemelha-se à de enredar.

Em seguida, outro projeto do professor Ricardo Pátaro é apresentado, exemplificando a idéia de conhecimento em rede.