quinta-feira, 7 de outubro de 2010

LIVRO: TEMAS TRANSVERSAIS E A ESTRATEGIA DE PROJETOS

CONSIDERAÇÕES

Nos parágrafos que se seguem, o professor ainda trata da questão da “disciplinarização”, da compartimentalização de conhecimentos, cita novamente Edgar Morin e a afirmação de que, devido a esse paradigma nortear o ensino nos dias atuais, em alguns momentos foi requisitado profissionais de outras áreas para suprir determinadas necessidades.

Escolher um tema em comum para trabalhar entre as disciplinas, mas não conversar entre as disciplinas, mas não conversar entre si, não configura um trabalho interdisciplinas.

Interdisciplinar é interagir, compartilhar idéias, opiniões e explicações.

Multidisciplinaridade
Quando determinado fenômeno solicita o aporte de diversos especialistas para explicá-lo para tentar resolver o problema.

Transdisciplinar
Quando fenômeno perpassa várias disciplinas, mas não é reconhecido como uma disciplina independente.

Começou-se a intensificar estudos nessa área a partir da década de 1960. Mas investimentos surgiram neste ramo de pesquisa.

A especialização não deixou de ser valorizada como características de profissionais requisitados no meio acadêmico.

A resistência à implementação de projetos temáticos, da interdisciplinaridade é enorme no sistema escolar brasileiro. A mudança de mentalidade é o maior acadêmico.

A resistência à implementação de projetos temáticos, da interdisciplinaridade é enorme no sistema escolar brasileiro. A mudança de mentalidade é o maior desafio a enfrentar.

O vestibular é responsável por essa resistência, em parte. A necessidade cada vez maior de cumprir o cronograma, os conteúdos exigidos, dificulta ainda mais a possibilidade de mudança de paradigma.