sábado, 18 de setembro de 2010

VIDEO AULA TRES: CONCEITOS GERAIS DE NEUROCIENCIAS

Pode parecer uma frase já "desagastada" pelo tempo, pelo senso comum, mas ainda é extremamente atual: Quanto mais estudo e aprendo, mais me dou conta da minha "ignorancia".
É fascinante adentrar ao "campo" da pesquisa da neurociencias e, mesmo ainda sendo uma "iniciante no assunto", perceber o leque de possibilidades que essa área pode oferecer para minimizar vários problemas de aprendizagem, alé de tambem promover "motivação", devido à possibilidade do autoconhecimento.
A video-aula tres traz todo um panorama historico do estudo das neurociencias, chegando à "doutrina neuronal", a Sigmund Freud, ao estudo a estrutura dos neuronios, da comunicação entre eles, da possibilidade de adaptação que o cérebro possui de, após ter uma dada região comprometida / afetada, permitir que uma outra área execute aquela tarefa.
Recentemente, assisti a um video-documentário no canal History Channel sobre o funcionamento do cérebro, de quase duas a tres horas de projeçao, e recordei-me de um caso em que, um homem com a memoria afetada por uma doença teve, ao longo dos anos, uma outra região de seu cérebro sendo adaptada para realizar aquela função, revelando certa plasticidade, deste órgão ainda em estudo. Ainda há muito a ser descoberto!!! E como essas descobertas podem vir a contribuir para áreas como a ciencia e a educação!!!
Redirecionando a discussão para o ambiente escolar, questiono-me agora a quantidade de alunos, que passaram por mim e que nao conseguiram atingir o objetivo esperado, por um motivo ou por outro.E quais seriam eles? Problemas de memorização? Alguma doença neurologica ainda não diagnosticada? Ou falta de motivação?
Felizmente, há muito tempo ainda para pesquisas e descobertas a serem feitas no transcorrer da minha carreira, e ter a chance e a certeza de que com os alunos de hoje consigo acertar muito mais, atingir os objetivos esperados, em parte, afinal faço parte de um grupo.
Apesar de tudo, não me culpo, pois estou sempre "em busca" e se, no proprio historico das "neurociencias" vemos a quantidade de vezes que uma teoria foi rebatida / refutada pela outra, me faz pensar que é um movimento natural da busca e da pesquisa: Reflexão, pesquisa, ação, erros e acertos, nova reflexao...
Finalizo com uma breve transcirção. que acredito deva ser importante aqui o registro.
ps.: aula ainda em construção

 
  
O nosso cérebro é doido !!!
De aorcdo com uma peqsiusa
de uma uinrvesriddae ignlsea,
não ipomtra em qaul odrem as
Lteras de uma plravaa etãso,
a úncia csioa iprotmatne é que
a piremria e útmlia Lteras etejasm
no lgaur crteo. O rseto pdoe ser
uma bçguana ttaol, que vcoê
anida pdoe ler sem pobrlmea.
Itso é poqrue nós não lmeos
cdaa Ltera isladoa, mas a plravaa
cmoo um tdoo.
Sohw de bloa.
“Você conseguiu ler tudo certo? Esse é nosso cérebro…   O.o”