quarta-feira, 29 de setembro de 2010

VIDEO AULA CINCO: O CONCEITO DE TRANSVERSALIDADE

A vídeo aula cinco trata do conceito de transversalidade na educação básica das escolas e como adaptá-lo adequadamente ao currículo.
        Um dado relevante explicitado na vídeo-aula é o fato de estar presente, em grande parte dos projetos político-pedagogicos das escolas a educação para a cidadania, entretanto essa é uma perspectiva não integrada ao currículo, na realidade.
        A disciplinarização prejudicou de tal maneira, tanto à escola quanto aos profissionais do ensino, que tornou-se extremamente difícil trabalhar com o conceito de transversalidade nas escolas. Cada profissional se sente especializado e preparado apenas para trabalhar o conteúdo daquela disciplina e nada mais.
Relegado a um segundo plano, temas como ética e valores não são tratados adequadamente, pois também não há lógica em se buscar um profissional da área para trabalhar temáticas como a violência, por exemplo, pois função da escola é trabalhar “transversalmente”, em todas as disciplinas, conceitos como o citado anteriormente.
A escola, como instituição social, com o dever de “formar cidadãos, preparando-os para viver em sociedade” não pode fugir a esse dever, pois constitui parte da formação integral do ser humano e, muitas vezes, com a ausência das famílias, devido à vida social, trabalho dos pais, é como a escola que se conta para atingir essas metas.
Como fazer é tema de uma próxima vídeo-aula.