quarta-feira, 29 de setembro de 2010

video aula 06 - TEMAS TRANSVERSAIS EM EDUCAÇÃO

     A aula da professora Valeria Arantes segue a seguinte estrutura:
a) Diferentes concepções de transversalidade;
b) Práticas de transversalidade.

    Defende que cada cultura, cada comunidade deve eleger temas prioritários a serem trabalhados.
   Existem duas concepções de transversalidade. A primeira defende as disciplinas como eixo vertebrador do curriculo. A segunda defende as temáticas transversais como eixo vertebrador do curriculo e esse é um novo paradigma.
    Essa é uma mudança paradigmática importante porque dentro dessa concepção, os conteudos tradicionais deixam de ser a FINALIDADE da educação e passam a ser concebidos como meio para atingir um fim maior que é a educação para a cidadania, a educação em valores. É uma mudança paradigmática porque as disciplinas vão ser sempre instrumentos, e as tematicas transversais vão ser ponto de partida e ponto de chegada na formação do sujeito.
  Uma fala da professora que é importante frisar porque foi abordada em dois momentos da aula é a de que o objetivo principal é promover um trabalho que tenha como ponto de partida um tema relevante para determinada comunidade e sem esquecer que a escola tem a função primordial de ensinar, transmitir os conceitos, conteudos historicamente acumulados. Essa idéia me lembrou o pesquisador Paulo Freire, que toca nessa tematica em suas obras, como Pedagogia da Autonomia e À Sombra dessa Mangueira.