quarta-feira, 29 de setembro de 2010

video aula oito: Métodos investigativos em neurociências

       Nesta video-aula, o professor Li Li Min faz uma demonstração de como pode ser investigada a função cerebral. Para isso, exemplifica tecnicamente uma série de exames e suas referidas funções:
* O eletroencefalograma, que mede potenciais eletricos da ativação dos neuronios ou celulas nervosas;
* O magnetoencefalografia que mede a alteração da despolarização das membranas dos neuronios, que sao os potenciais de ação, de atividade eletrica;
* O PET - Tomografia por emissao de positrons, avalia por exemplo alterações em pacientes portadores da doença de parkinson;
* NIR-DOT - Tomografia optica, que avalia o consumo de oxigenação em determinada parte do cerebro, identificando se está funcionando mais, o que tambem é uma maneira indireta de inverstigar a função cerebral.

     Além das funções anatomicas, pode-se investigar o metabolismo, como as celulas estao funcionando no cerebro. ´Também pode ser feito uma combinação de exames, que proporcionam melhor resolução de imagens, melhor investigação. A citar, a ressonancia que produz uma imagem anatomica quase perfeita combinada como o eletroencefalograma, o qual tem uma caracteristica de tempo quase real, ao mostrar o funcionamento cerebral investigado.